Durante o final do ano é comum que aconteça muitas confraternizações, eventos, viagens e, com isso, a alimentação acaba saindo da rotina, não é mesmo?! Temos a inclusão de alimentos gordurosos, fritos, muito temperados (cebola, alho, pimenta) e excesso de álcool, causando má digestão, azia. Hoje preparamos algumas informações que podem te ajudar a evitar e/ou lidar com esse problema. Vamos conferir juntos?
O que é a azia?
A azia, ou pirose, é uma sensação de queimação ou desconforto nas regiões superior ou média do peito, possivelmente envolvendo o pescoço e a garganta. Pode ser acompanhada por regurgitação de conteúdo gástrico ou líquido de sabor ácido/azedo na boca – regurgitação de ácido ou de alimentos. Os sintomas são tipicamente intermitentes e podem acontecer nos seguintes momentos:
- Em períodos pós prandiais imediatos
- Durante exercício físico
- Na posição decúbito
- Durante a noite
A maioria dos indivíduos que apresentam pirose têm doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), com o usem lesões visíveis na mucosa esofágica.
A dor e desconforto causados pela azia, se frequentes, podem limitar severamente a atividade diária, produtividade laboral, sono e qualidade de vida. Nestes casos, algumas condutas podem ser úteis para auxiliar a prevenir/diminuir este problema. São eles:
- Ocasionalmente pode ser utilizado antiácidos;
- Evitar alimentos que desencadeiam os sintomas, como chocolate, café e alimentos gordurosos;
- Evitar consumir goma de mascar em excesso, pois estimula a produção do suco gástrico.
O que são antiácidos?
Os antiácidos são substâncias de natureza básica, que atuam neutralizando o ácido secretado pelas células parietais do estômago. São utilizados em vários casos, mas principalmente em episódios curtos e autolimitados de hiperacidez.
O que é o popularmente conhecido “Leite de Magnésia”?
Um dos antiácidos mais conhecidos é o hidróxido de magnésio, fórmula molecular Mg (OH)2, popularmente conhecido como leite de magnésia devido a seu aspecto lácteo. Junto com o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) podem ser utilizados excipientes, que são substâncias farmacologicamente inativas usadas como veículos para o princípio ativo, ajudando na sua preparação ou estabilidade.
Para que serve o Leite de Magnésia?
O leite de magnésia é comumente utilizado para aliviar os sintomas da azia, queimação no estômago, má digestão, acidez estomacal, desconforto estomacal, sensação de peso no estômago e também como um laxante suave.
Qual a recomendação de uso diária?
Verifique a embalagem ou bula do produto, pois a recomendação de uso depende de cada fabricante, se o público que irá utilizar é infantil ou adulto e qual a finalidade de uso do produto, pois existem recomendações diferentes para utilizar como antiácido ou laxante.
Qual o melhor horário para utilizar Leite de Magnésia?
Não há um consenso de melhor horário para utilizar o leite de magnésia. Você pode utilizar quando lembrar, desde que respeite a dose máxima diária indicada pelo fabricante.
O Leite de Magnésia possui efeitos colaterais?
A precaução como antiácido é que pode haver efeito laxativo. Por isso, fique atento a recomendação de uso.
Cuidados e alertas
De forma geral, o hidróxido de magnésio (leite de magnésia), não deve ser ingerido na gravidez ou se estiver amamentando, salvo em recomendações médicas. Além disso, é importante não utilizar o leite de magnésia como laxativo quando houver presença de dor abdominal, náuseas, vômitos, alteração nos hábitos intestinais por mais de 2 semanas, sangramento retal e doença renal.
Referências
Ferreira, AP. Goulart, SM. Silva, LR. Narece, LH. Carvalho, LO. Determinação do teor de hidróxido de magnésio em leite de magnésia comercial. Semana da Educação, Ciência e Tecnologia, 2017.


