Ansiedade

Qual é a influência da mente no processo de emagrecimento?

25 de janeiro de 2023 . por Catarinense Pharma

Você sabia que a mente é fator crucial no processo de emagrecimento? Muita gente acha que “fechar a boca” e fazer atividades físicas já é suficiente para chegar ao resultado desejado. No entanto, tudo começa pela cabeça. Quer entender por que e conferir dicas para conseguir aliar a sua mente aos seus objetivos? Confira a seguir!

A mente e a alimentação

Ao nos alimentarmos, o nosso cérebro processa diferentes informações e sensações. Isso acontece para que possamos perceber os sabores e sabermos se já estamos saciados. No entanto, a escolha de cada alimento depende de diferentes fatores, entre eles: o humor, a personalidade e as memórias, além do contexto cultural e econômico em que vivemos.

Definir o que comer envolve um processo mental. É por isso que a alimentação está relacionada com as emoções. Por exemplo, na hora de celebrarmos um acontecimento positivo, é comum comermos um prato especial. No momento em que estamos tristes, também podemos acabar descontando os sentimentos em algum tipo de alimento que nos conforte. Isso é normal, até certo ponto.

A atitude pode trazer problemas, como a compulsão alimentar, por exemplo. Esse desvio, causado por insegurança, ansiedade e outras preocupações, precisa ser tratado na fonte – ou seja, é necessário trabalhar o psicológico, para identificar os gatilhos que levam a essa “fome emocional” e passar a controlá-la.

Dicas para trabalhar a mente e emagrecer

Para aliar a mente aos seus objetivos de emagrecimento, confira as seguintes dicas:

Esqueça dietas restritivas

Se você optar por fazer dietas restritivas, pode acabar tendo compulsão alimentar. Isso porque a restrição provoca estresse e ansiedade, o que piora ainda mais as emoções e a tal da fome emocional.

Permita-se comer

Você precisa fazer as pazes com a comida e não transformá-la em um vilão. É preciso entender as suas reais vontades e se permitir comer de tudo para acabar com o sentimento de culpa na hora de apreciar algum doce, por exemplo. Ao fazer isso, nos tornamos livres para se alimentar de forma mais saudável e equilibrada.

Tenha paciência

Saiba e aceite que o seu corpo não irá mudar da noite para o dia. É preciso constância e paciência. Além disso, lembre-se de que o emagrecimento é apenas uma das consequências. O seu foco também precisa estar relacionado com a sua saúde e o seu bem-estar.

Procure ajuda de um profissional especializado

Contar com um nutricionista pode ser fundamental para muitas pessoas, inclusive para auxiliar você a entender as suas emoções relacionadas à comida e como trabalhá-las. Portanto, se possuir transtornos alimentares ou desejar um atendimento especializado, busque ajuda!

Escrito por

Catarinense Pharma

Nosso Instagram