Polivitamínicos: o que são e para que servem
10 de maio de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Se prestarmos atenção na alimentação da população atualmente, podemos observar o crescimento no consumo de alimentos com alta densidade calórica e pobres em nutrientes essenciais, geralmente substituindo alimentos nutritivos, como frutas e verduras, que deveriam compor boa parte da alimentação diária. Podemos confirmar este fato de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Geografia e Estatística), que salienta que cerca de 98% da população brasileira não ingere a quantidade considerada ideal de vitaminas por dia.
Quando não ingerimos a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo precisa para desempenhar as suas funções podemos desencadear um quadro de carência nutricional, refletindo em sintomas como o mau humor, queda de cabelo, irritabilidade, insônia, esquecimento, falta de energia, unhas quebradiças, dores de cabeça frequentes, entre tantos outros.
É comum acharmos que estamos suprindo as necessidades do nosso organismo, mas o que não nos damos conta é de que existe a FOME OCULTA, caracterizada por uma deficiência nutricional que, muitas vezes, não apresenta sintomas “fáceis” de se identificar como os citados acima, mas que quando permanecem por um longo prazo podem causar consequências a saúde.
Uma maior preocupação com a saúde e alterações significativas no padrão de consumo alimentar foram alguns dos pontos que fizeram com que novas estratégias para suprir a necessidade desses nutrientes fosse adotada pela população, como é o caso dos suplementos alimentares de vitaminas e minerais.
Mas, afinal, qual a finalidade dos suplementos alimentares?
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os suplementos alimentares tem por finalidade principal complementar a alimentação/dieta com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos e os benefícios de seu uso estão relacionados á substância ou ao microrganismo fornecido e nunca de forma a substituir alguma refeição.
O que são polivitamínicos e para quem é destinado?
Dentro da categoria de suplementos alimentares, podemos destacar os POLIVITAMÍNICOS ou MULTIVITAMÍNICOS, que são compostos por vitaminas e minerais destinados a pessoas saudáveis como opção para complementação nutricional, no caso de dietas restritivas, alimentação desequilibrada, alterações metabólicas, atividade física intensa e outros que devem ser avaliados por um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada, caso necessário.
Atualmente podemos encontrar disponíveis diferentes polivitamínicos dependendo da necessidade do indivíduo e que seguem a IDR (Ingestão Diária Recomendada) de acordo com cada faixa etária, sem ultrapassar os limites máximos de suplementação diária permitidos.
Por exemplo, há polivitamínicos destinados ao público infantil, que trazem apresentações diferentes e lúdicas para auxiliar na reposição de nutrientes para as crianças. Há também os polivitamínicos pensados na manutenção da saúde da mulher, que trazem na sua composição alto teor de ferro e ácido fólico. Além disso, é possível encontrar polivitamínicos destinados a manutenção da saúde do homem, que trazem nutrientes que auxiliam na reposição de antioxidantes e que possuem atuação muscular, por exemplo. E para o público acima de 50 anos podemos encontrar polivitamínicos com uma fórmula mais robusta de nutrientes, principalmente de minerais, visto que com o passar dos anos as necessidades nutricionais mudam.
Existem polivitamínicos mais específicos para auxiliar no objetivo e complementar a sua saúde, como os que são acessíveis ao público bariátrico, com comprimidos mastigáveis, saborizados e zero açúcares ou aqueles destinados a auxiliar na regulação e equilíbrio do sistema imune, com alto teor de vitamina C, por exemplo. Outros auxiliam na manutenção de cabelos e unhas e trazem nutrientes interessantes, como o cobre, que contribui para a pigmentação de cabelo e pele. E nós sabemos, manter a concentração e ter mais energia para enfrentar o dia a dia muitas vezes é uma tarefa difícil e para auxiliar nessas questões há também polivitamínicos específicos para estes fins.
Independente de qual é o seu perfil, a qualidade dos polivitamínicos deve ser prioritária na hora de comprar, se atente a concentração dos nutrientes presentes na composição dos polivitamínicos indicada na tabela de informação nutricional do suplemento e verifique se este produto irá suprir a sua necessidade de nutrientes.
Polivitamínicos x Nutrientes Isolados: Qual a melhor opção?
É importante lembrar que o consumo de polivitamínicos ou o consumo de nutrientes isolados, como vitaminas e minerais, deve ser alinhado com um estilo de vida saudável, como práticas regulares de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Muitos indivíduos tem dúvidas sobre qual a melhor forma de suplementar: polivitamínicos ou nutrientes isolados? A verdade é que os polivitamínicos trazem em sua composição uma maior quantidade de nutrientes em apenas 1 ou 2 cápsulas/comprimidos/pastilha de goma ao dia, o que traz também mais praticidade para o consumidor.
Já os nutrientes isolados são mais específicos para determinada necessidade do indivíduo e apresentam apenas 1 vitamina ou mineral geralmente em concentrações mais elevadas, quando comparadas as dos polivitamínicos.
Portanto, a escolha da suplementação com um polivitamínico ou um nutriente isolado deve ser de acordo com a sua necessidade no momento do consumo. Vale lembrar que o consumo destes produtos sob a orientação de um profissional é uma ótima recomendação.
Tomar polivitamínico engorda? Posso utilizar de maneira contínua?
Uma dúvida frequente dos consumidores em geral é “se eu tomar polivitamínicos vou engordar?”, a verdade é que não, fazer a ingestão de polivitamínicos não provoca o aumento de peso, isso porque esses suplementos não possuem calorias significativas em sua composição e devem fazer parte de uma rotina de hábitos saudáveis.
Quanto a frequência do consumo de polivitamínicos: Sim! Os polivitamínicos podem ser ingeridos todos os dias de acordo com a recomendação de uso indicada pelo fabricante ou profissional de saúde habilitado.
Qual o melhor horário para consumir polivitamínicos?
Na prática clínica é indicado que o consumo de polivitamínicos seja feito imediatamente após as refeições principais, como almoço ou jantar. Fazer a ingestão de polivitamínico nestes horários melhora a absorção e transporte dessas vitaminas e minerais em nosso organismo, isso acontece porque algumas dessas vitaminas presentes nos polivitamínicos são lipossolúveis, ou seja, são melhores absorvidas na presença de gorduras, bem como na absorção das demais vitaminas e minerais presentes.
Referências
- Bordalo, LA. Teixeira, TFS. Bressan, J. Mourão, DM. Cirurgia Bariátrica: Como e por que suplementar? Ver Assoc Med Bras, v.57, n.1, p.113-120, 2011.
- Guia da Farmácia. Como tomar multivitamínicos? Engorda? Para que serve? 2019.
- Abe-Matsumoto, LT. Sampaio, GR. Bastos, DHM. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações a saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.31, n.7, p. 1371-1380, 2015.