Metabolismo

O que é metabolismo e como funciona?

30 de outubro de 2020 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Um metabolismo regulado é fundamental para que o nosso organismo possa responder de um modo mais rápido e eficiente

O estudo do metabolismo está se tornando cada vez mais importante para que seja possível entender sobre os aspectos relacionados a saúde. Certamente você já ouviu falar sobre metabolismo durante o dia a dia, mas neste conteúdo nós vamos explicar alguns pontos fundamentais sobre ele.

Primeiramente, vamos entender o que é o metabolismo: De uma forma simplificada, podemos dizer que o metabolismo é um conjunto de reações químicas ou transformações que as substâncias sofrem no corpo dos seres vivos e que permitem a manutenção de suas funções vitais funcionando 24 horas por dia. Existem duas funções que fazem parte do nosso metabolismo: o anabolismo (conjunto de reações de síntese ou construção) e o catabolismo (degrada as substâncias para gerar energia).

Quando falamos em metabolismo precisamos entender que ele é diferente de homem para mulher, por exemplo, pois os homens, por terem a testosterona mais expressiva têm um consumo calórico maior do que o das mulheres, por isso, na maioria da vezes, o homem consegue perder peso mais rápido. Assim como é diferente de acordo com a faixa etária do indivíduo, crianças possuem um metabolismo aumentado pois estão em fase de crescimento, já quando passamos dos 50 anos o nosso corpo diminui a necessidade energética, por isso é importante a reeducação alimentar para manter o equilíbrio do nosso corpo frente as suas necessidades ao passar dos anos.

E já que estamos falando sobre metabolismo é muito comum a confusão relacionada a taxa metabólica, então vamos simplificar para você o que é a TAXA METABÓLICA: A taxa metabólica tão falada nada mais é que a velocidade com que o nosso organismo está utilizando os estoques de energia. Quando uma pessoa diz que “precisa acelerar o seu metabolismo” ela quer dizer que gostaria que o organismo utilizasse mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Existem também o que chamamos de termogênicos naturais, que são alimentos que possuem uma digestão mais difícil e por essa razão o alimento exige que o organismo gaste uma quantidade superior de energia para concluir todo o processo, o que acaba estimulando o organismo a gastar mais energia. Podemos citar alguns alimentos, como o gengibre, a canela, o café, entre outros. Além disso, é importante lembrarmos que o consumo de vitaminas e minerais é fundamental para “ativar” o uso dessa energia. E quando falamos de metabolismo como um todo, devemos olhar com atenção para a nossa alimentação quanto a necessidade de ferro, vitaminas do complexo B (como a vitamina B12), zinco, vitamina C e E, selênio, entre outras tão fundamentais quanto.

Dessa forma, um metabolismo regulado é fundamental para que o nosso organismo possa responder de um modo mais rápido e eficiente quando exposto a condições ambientais, alimentares ou condições adversas, sejam elas patologias ou até mesmo traumas. Essa regulação metabólica é feita pela modulação de processos metabólicos chaves, assim, acontece a ativação (ou inibição) de reações químicas específicas para cada situação em que somos expostos no dia a dia e consequentemente resultando em uma resposta adequada.

Confira algumas dicas para manter um metabolismo regulado:

  1. Pratique exercícios físicos corretamente de forma regular com auxílio de um profissional habilitado para adequar tipo de exercício (aeróbico, musculação) e intensidade;
  2. Recarregue as energias do dia com alimentos saudáveis, escolha seus alimentos por seu bom valor nutricional e se precisar de auxílio, procure e um profissional habilitado para
    orientações quanto a sua dieta adequada;
  3. Controle a ingestão de açúcares e gorduras em excesso;
  4. Procure organizar a sua rotina e manter-se relaxado antes de dormir para ter uma boa e tranquila noite de sono;
  5. Mantenha-se sempre hidratado, pois é extremamente importante para garantir o equilíbrio das nossas células.

Referências
Rocha, JC. Tratamento dietético no metabolismo energético. Nascer e Crescer, v.20, n.3, 2011.
Malheiros, SVP. Regulação do Metabolismo Celular – Um resumo. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, n.1, 2006.
Saladin, KS. Metabolism, Human – Biology Encyclopedia. Loyola Medicine. É possível acelerar o seu metabolismo? 2020. Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO). Termogênicos Naturais. 2016.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram