Pele e Beleza

Nutricionista explica as principais dúvidas sobre Coenzima Q10!

4 de maio de 2023 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Você já reparou que alguns cosméticos, como creme, sérum, gel, contam com a coenzima Q10 como um dos principais componentes? Não é à toa! A Coenzima Q10 está presente nas células responsáveis pela produção de energia, mas, infelizmente, ao passar dos 35 anos a capacidade do nosso organismo de sintetizar a Coenzima Q10 vai diminuindo, sendo importante fazer a reposição adequada.

Essa substância queridinha está presente nesses produtos porque ela atua como antioxidante, auxiliando a diminuir o excesso de radicais livres dentro e fora das células que – PASMEM – são responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele.

SOBRE SUPLEMENTOS,

COENZIMA Q10 TEM EFEITOS COLATERAIS?

A utilização de Coenzima Q10 como suplemento alimentar geralmente é bem tolerada, sem efeitos colaterais/adversos graves. Além disso, não há efeitos colaterais tóxicos conhecidos ou relatados de superdosagem.

SOBRE SUPLEMENTOS,

EXISTE CONTRA INDICAÇÃO PARA COENZIMA Q10?

De forma geral, a suplementação de Coenzima Q10 não deve ser feita para gestantes, lactantes e crianças, mas é importante procurar orientação de um profissional de saúde habilitado.

SOBRE SUPLEMENTOS,

QUAL A DOSE DIÁRIA RECOMENDADA DE COENZIMA Q10?

A concentração recomendada depende de cada indivíduo, levando em conta também o objetivo da suplementação. A concentração de 100mg de Coenzima Q10 é bastante utilizada para obter os benefícios dessa substância e os profissionais de saúde têm recomendado o consumo no período noturno.

Referências:

  1. Jacobs, MAP. Accursio W. Coenzima Q10: Aplicações Clínicas. BWS Journal. 2020 Novembro; 3, e201100129: 1-7.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram