Vitaminas e Minerais

Magnésio – sono, músculo, dor de cabeça, câimbras e compulsão qual a relação?

8 de maio de 2023 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Se você está se sentindo muito cansado, com insônia, dores de cabeça frequentes, câimbras, dores musculares ou compulsão por chocolate é importante que você reveja a quantidade de magnésio que está ingerindo diariamente.

É comum que os alimentos fonte de magnésio, como amêndoas, nozes, sementes de abóbora, kiwi, espinafre e fibras não estejam tão presentes na rotina alimentar de forma natural quanto deveriam. Neste conteúdo você vai entender outras 5 atuações do mineral magnésio para complementar a sua saúde e bem estar.

  1. SONO

Com os avanços da vida moderna é possível observar a diminuição do tempo de dormir ou má qualidade do sono e isso é um problema, pois o sono é fundamental para a função reparadora, conservação de energia, proteção imunológica e outros. Neste contexto, o magnésio pode atuar como indutor do sono profundo – aquele que chamamos de sono reparador (quando dormimos sem acordar repetidas vezes durante a noite).

  1. DORES MUSCULARES

Você já saiu da academia sem conseguir descer as escadas com facilidade? Ou já praticou algum esporte pela primeira vez, deu tudo de si e ficou com dores musculares no dia seguinte? Isso é super comum, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que fazer o uso de medicamentos para dor podem atrapalhar a performance dos seus músculos. O mineral magnésio tem atuação na função muscular normal, pode melhorar a força nos exercícios e promover o relaxamento muscular de forma natural.

  1. CÃIMBRAS

Em nosso metabolismo o magnésio tem funções essenciais em diversos processos e a deficiência dele pode produzir alterações nas fibras musculares. Um exemplo é quando há redução das concentrações de magnésio, onde o cálcio aumenta no interior das células, podendo resultar em câimbras e espasmos involuntários, seja durante atividade física ou dormindo.

  1. DOR DE CABEÇA

Principalmente as crises de enxaqueca e tensão podem ter relação com a deficiência de alguns minerais, como o magnésio.

  1. COMPULSÃO

A deficiência de magnésio pode resultar na diminuição dos níveis de dopamina do sistema nervoso central, que é um neurotransmissor relacionado a transmissão de sinais de euforia, satisfação e comportamento compulsivo.

A compulsão por chocolate, principalmente para as mulheres durante o período pré-menstrual, pode representar um mecanismo de defesa visando a regulação dessa deficiência, já que o chocolate com maiores quantidades de cacau são uma fonte de magnésio. Bioquimicamente falando, o estresse do período pré-menstrual pode estimular a secreção de mineralocorticóides e glicocorticóides, que juntos podem aumentar a excreção renal de magnésio e diminuir a sua absorção intestinal.

Gostou do conteúdo? Agora é só incluir o magnésio na sua rotina alimentar para complementar a sua saúde e bem estar.

Referências:

1.Krymchantowski, AV. Moreira Filho, PF. Atualização no tratamento profilático das enxaquecas.  Arq. Neuro-Psiquiatr. 57 (2B),  Jun 1999. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S0004-282X1999000300027> Acesso em 04 de maio de 2023. 2. Melo, SRS. Santos, LR. Silva, TM. Cardoso, BEP. Araújo, DSC. Sousa, TGV. Sousa, MP. Severo, JS. Marreiro, DN. Magnesium supplementation on the performance of healthy athletes: a systematic review. Research, Society and Development, v. 9, n.1, e117911754, 2020. 3. Araújo, SM. Relação entre o índice de massa corporal, consumo de alimentos fonte em vitamina B6 e magnésio e a qualidade do sono em adultos. 2022. 4. Iglesias, HCE. Bottura, R. Naves, MMV. Fatores nutricionais relacionados a enxaqueca. Com. Ciências Saúde. 20(3):229-240, 2009.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram