IDR (ingestão diária recomendada) de suplementos e vitaminas: o que é e como funciona
26 de agosto de 2022 . por Bárbara Cardoso (CRN-10/7513)
IDR (ingestão diária recomendada) de suplementos e vitaminas: o que é e como funciona
Você provavelmente já deve ter escutado ou visto em algumas embalagens o termo “IDR”, mas o fato é que nem todo mundo sabe exatamente o que significa essa sigla e a importância dos seus valores para a nossa saúde. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Segundo a RESOLUÇÃO-RDC Nº 269, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005 da ANVISA, a Ingestão Diária Recomendada (IDR) é a quantidade de proteína, vitaminas e minerais que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população saudável.
A ANVISA utiliza várias referências e ferramentas diferentes para determinar a quantidade mínima e máxima de cada categoria. Para suplementos alimentares é usada uma referência como a FAO/OMS (FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e OMS – Organização Mundial de Saúde), para vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e fibras é outra referência e assim vão conseguindo definir os limites de recomendação diária para a população brasileira de acordo com a faixa etária e necessidade.
A adoção de limites máximos tem o propósito de garantir que os nutrientes, substâncias bioativas e enzimas estejam dentro de limites aceitáveis de consumo. Por isso a IDR é necessária e em casos específicos e de restrições o recomendado é procurar um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada.
- AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS: Justificativas para os limites mínimos e máximos de nutrientes, substâncias bioativas e enzimas da proposta regulatória de suplementos alimentares. Brasília, Df, 2018. 36 p.