Magnésio: para que serve, benefícios e como tomar

Mulher sorridente segura um copo de água e uma cápsula, reforçando o compromisso da Catarinense e Catarinense Nutrição, fonte de saúde do Brasil, em promover bem-estar e qualidade de vida.

Você sente tremores, dificuldades para dormir, baixa energia ou espasmos musculares com certa frequência? Fique de olho. Sinais como estes podem estar relacionados à falta de magnésio no corpo. 

O magnésio é encontrado em alimentos como vegetais de folhas verdes, grãos, leguminosas, cacau, entre muitos outros. No entanto, o consumo elevado de processados, a má alimentação, determinadas doenças ou até mesmo a baixa absorção do mineral podem levar à deficiência do nutriente. Nestas horas, a suplementação pode ser uma aliada.

Mas o que é, para que serve e qual é a melhor forma de consumir o nutriente? Confira a seguir tudo o que você precisa saber.

Principais benefícios do magnésio para a saúde

O consumo do magnésio deve ser realizado junto a uma alimentação equilibrada, atividades físicas e consultas regulares a médicos ou nutricionistas. Veja abaixo como o mineral pode colaborar com o organismo: 

  • Formação de ossos e dentes
    O magnésio é um mineral estrutural essencial, que participa da composição da matriz óssea e do processo de mineralização, junto com o cálcio e o fósforo. O consumo adequado do cloreto de magnésio auxilia na formação de ossos e dentes.
  • Metabolismo energético
    Atua como cofator em diversas reações enzimáticas envolvidas na produção de energia (ATP), auxiliando o corpo a converter os nutrientes dos alimentos em energia utilizável, favorecendo o metabolismo normal.
  • Metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras
    Fundamental para a ação de enzimas que participam da digestão e utilização de macronutrientes, auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras para que o aproveitamento aconteça de forma eficiente pelo organismo, seja para energia ou para processos de reparo e manutenção celular.
  • Equilíbrio de eletrólitos
    Auxilia no equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio e cálcio. Ação essencial para funções como a condução nervosa, a contração muscular e a hidratação adequada das células.
  • Funcionamento muscular e neuromuscular
    Pode auxiliar no relaxamento muscular após a contração, equilibrando a ação do cálcio nos músculos. Também contribui para a transmissão nervosa, podendo colaborar com o bom funcionamento da comunicação entre nervos e músculos (função neuromuscular).
  • Processo de divisão celular
    O mineral é necessário para a síntese de DNA e RNA, auxiliando no processo de divisão celular. Essa função é essencial para a renovação dos tecidos e o bom funcionamento do organismo em longo prazo.

A relação entre o magnésio e a absorção de nutrientes

Estudos indicam que o magnésio também colabora para a absorção de nutrientes. No caso da vitamina D, por exemplo, ele é necessário para ativá-la no organismo e inativá-la caso esteja em um nível muito elevado, colaborando assim com o funcionamento do sistema imunológico. 5

Diferentes tipos de magnésio e suas aplicações

Há uma grande variedade de composições disponíveis no mercado. Cada uma delas apresenta características e propriedades específicas. Conheça as mais comuns:

  • Cloreto de Magnésio: nutriente formado pela combinação do magnésio — mineral essencial para 300 reações enzimáticas, atuando em funções fisiológicas — e íons de cloro, que contribuem para a produção de enzimas para melhor absorção do magnésio pelo intestino. Auxilia na formação de ossos e dentes, no metabolismo energético, de proteínas, carboidratos e gorduras, além de colaborar para o equilíbrio de eletrólitos e para o processo de divisão celular.
  • Dimagnésio Malato ou Magnésio Dimalato: com forma malato, associada ao ácido málico, contribui para uma excelente absorção e melhor tolerância gastrointestinal. Ideal para quem busca manter a saúde óssea e equilíbrio metabólico. 

Além destes, outros suplementos podem ser encontrados, como o Magnésio Glicinato (também conhecido como Magnésio Quelato), o Magnésio Citrato e o Magnésio Taurato.

Por que consumir magnésio?

Acessível e de fácil consumo, o magnésio age de forma importantíssima para o auxílio nos cuidados com a saúde. O consumo está associado ao equilíbrio geral do organismo, contribuindo para o bem-estar do indivíduo que apresenta deficiência do mineral.

Como tomar o magnésio?

Além dos alimentos, o magnésio pode ser encontrado também no formato de suplementos, disponível em diferentes versões e composições, tanto em comprimidos quanto em pó. Seu consumo deve ser realizado sob a orientação e o acompanhamento de um profissional da saúde, de acordo com suas necessidades nutricionais e as indicações de uso.

Quem não deve tomar magnésio?

O consumo pode variar conforme as condições de saúde e as necessidades de cada pessoa. Contudo, mulheres grávidas e lactantes e pessoas alérgicas devem ficar atentas às recomendações de uso antes de qualquer consumo. 

Conclusão
São muitos os benefícios do magnésio para quem deseja viver com mais bem-estar. Contudo, ao fazer uso do nutriente é muito importante contar com o apoio de um profissional da saúde. E, claro, escolha marcas de qualidade e que são referência no mercado.

Fontes:

SOUZA, Thalyta Karin de Souza.Magnésio – sono, músculo, dor de cabeça, câimbras e compulsão qual a relação? Catarinense Pharma, 2023. Disponível em: <https://catarinensepharma.com.br/blog/magnesio-sono-musculo-dor-de-cabeca-caimbras-e-compulsao-qual-a-relacao/> Acesso em 22 jul. 2025

CARDOSO, Bárbara. Falta de magnésio: 5 principais sintomas. Catarinense Pharma, 2022. Disponível em: <https://catarinensepharma.com.br/blog/falta-de-magnesio-5-principais-sintomas/> Acesso em 22 jul. 2025

RACHID, Dr. Ítalo.Papel do magnésio na função hormonal e relaxamento muscular. Grupo Longevidade Saudável, 2024. Disponível em: <https://dritalorachid.com.br/papel-do-magnesio/>.  Acesso em: 22 jul. 2025.

JAHNEN-DECHENT, Wilhelm e KETTELER, Markus. Magnesium basics. National Library of Medicine. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4455825/> Acesso em: 22 jul. 2025.

DINICOLANTONIO , James J e O’Keefe, James H. Magnesium and Vitamin D Deficiency as a Potential Cause of Immune Dysfunction, Cytokine Storm and Disseminated Intravascular Coagulation in covid-19 patients. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7861592 Acesso em: 22 jul. 2025.

Os alimentos mais ricos em magnésio, o mineral associado a uma noite de sono reparadora. Associação Paulista de Medicina. Disponível em: <https://www.apm.org.br/os-alimentos-mais-ricos-em-magnesio-o-mineral-associado-a-uma-noite-de-sono-reparadora/>. Acesso em 22 jul. 2025.

SILVA, Jefferson Cardoso da et al. Os benefícios do magnésio em praticantes de exercício físico: um estudo de revisão bibliográfica integrativa. Research, Society And Development, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 1-7, 22 ago. 2021. Research, Society and Development. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19253/17246. Acesso em: 19 maio 2022.

Acompanhe a fonte de saúde do Brasil:

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para conferir mais dicas nutritivas e artigos sobre saúde e bem-estar. Aproveite também para seguir a Catarinense e a Catarinense Nutrição no Instagram e no LinkedIn. 

Rolar para cima