Não tem nada mais comum do que, depois de se esbaldar com comidas deliciosas, tomar um chazinho de boldo para dar aquela aliviada na digestão. Quem nunca passou do ponto e acabou sentindo um desconforto no estômago?
O chá de boldo é frequentemente usado para aliviar sintomas relacionados ao trato gastrointestinal. A seguir, você vai entender mais sobre o boldo e quais são os seus benefícios ao organismo.
O que é o boldo?
Amplamente disseminada em todo o mundo, inicialmente, a planta era usada para aliviar dores reumáticas e luxações por povos indígenas, no Chile. Com a descoberta feita por um botânico espanhol, o boldo se popularizou.
Hoje, existem cinco tipos de boldo, sendo o boldo-do-chile e o boldo-da-terra os mais utilizados no Brasil. A forma mais comum de consumi-lo é por meio do chá, preparado com folhas secas ou sachês.
Como o boldo ajuda a aliviar problemas digestivos?
O boldo é conhecido por ajudar principalmente na digestão. Essa ação é aprimorada quando o chá for consumido antes ou logo após as refeições. A planta também pode ser benéfica para a prisão de ventre e na redução de gases intestinais.
Todo mundo pode tomar?
É importante estar atento ao consumo do chá de boldo. Em excesso, a bebida pode ocasionar irritações gástricas e outros problemas, como náuseas e diarreia. Além disso, é contraindicado para mulheres grávidas. O recomendado é conversar com o seu médico ou nutricionista, especialmente se você sofre com problemas constantes relacionados ao trato gastrointestinal.
Como preparar o chá de boldo?
É fácil! Basta misturar 1 colher de chá de folhas secas de boldo em 150 ml de água fervente. Após 10 minutos de infusão, coe e beba o chá morno ou gelado.
Acompanhe outras notícias em nosso blog
Continue por aqui e confira mais matérias sobre saúde e bem-estar.


