Tosse infantil: Cuidados e como tratar
8 de agosto de 2022 . por Bárbara Cardoso (CRN-10/7513)
Tosse infantil: Cuidados e como tratar
A tosse é um reflexo importante que auxilia na limpeza das vias aéreas do corpo (traqueia e brônquios que levam o ar dentro dos pulmões). Ela também ajuda a evitar aspiração de objetos indevidos para as vias aéreas e pulmões e com isso evitando possíveis engasgos.
De acordo com a duração da tosse, ela pode ser dividida em aguda (duração inferior a três semanas), subaguda (presente por três a oito semanas) e crônica (presente para além das oito semanas). Qualquer que seja a duração este é um sintoma que merece ser corretamente investigado. ³
A tosse é um sintoma incômodo, não só porque preocupa os pais que com uma possível agravação dos sintomas ocasionando algo mais grave, mas também porque pode incomodar o sono das crianças e dos próprios pais com a consequente diminuição do rendimento escolar e da criança.
É frequente que as crianças saudáveis desenvolvam inflamações no trato respiratório cerca de cinco a oito vezes por ano, cada uma das quais acompanhada por tosse, e mesmo aquelas sem ser realmente uma inflamação, podem tossir entre uma e trinta e quatro vezes por dia.
A tosse, por ser um mecanismo de defesa normal do organismo, em sua grande maioria, tem uma resolução espontânea, sem uso de medicamentos específicos, mas com uma duração um pouco mais longa e vale lembrar que a tosse durante um resfriado comum dura normalmente em média dez dias.
Mas você sabe quais cuidados em relação a tosse devemos ter com os pequenos?
- Aumento da ingestão de líquidos, pois uma boa hidratação auxilia no tratamento dos sintomas associados às infecções respiratórias, inclusive nos adultos.
- Evitar a exposição à fumaça de cigarro, tinta fresca, cola, inseticidas, pó, poeira, mofo ou qualquer outra situação que afete diretamente o sistema respiratório causando alergias e aumentando a tosse.
- Manter o calendário vacinal atualizado.
- Utilizar de forma segura e orientada medicamentos que auxiliam na redução dos sintomas e na proteção do trato respiratório da criança.
- Fazer a obstrução e limpeza das vias aéreas diariamente antes de dormir.
- Produtos à base de mel, associações com mel ou até a ingestão pura do mesmo4.
- Quando necessário, produtos que tenham guaco (Mikania glomerata) na composição podem auxiliar, pois ele pode aumentar a passagem de ar pelos brônquios auxiliando no combate a tosse e descongestionando os pulmões.
Caso os sintomas persistirem procure auxílio de um profissional de saúde habilitado.
Referências
1.ALCANTARA, Renata Giamlourenço Lante; JOAQUIM, Regina Helena Vitale Torkomian; SAMPAIO, Sueli Fatima. PLANTAS MEDICINAIS: O CONHECIMENTO E USO POPULAR: medicinal plants: popular knowledge and use. Rev. Aps., Belo Horizonte, v. 4, n. 18, p. 470-482, 01 dez. 2015. 2. DINIS, Ana Rita Lopes. Tosse Crónica na Criança. Mai. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Medicina, Clínica Universitária de Otorrinolaringologia, Faculdade de Medicina de Lisboa e Universidade de Lisboa. 3.SOUSA, Marlene. Tratamento da tosse associada a infecções do trato respiratório superior em crianças: qual a melhor evidência?. Revista Portuguesa de Clínica Geral, Matosinhos, v. 26, n. 2, p. 215-219, 1 mar. 2010. Associacao Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. 4.PEIXOTO, Décio Medeiros et al. Use of honey associated with Ananas comosus (Bromelin) in the treatment of acute irritative cough. Revista Paulista de Pediatria (English Edition), São Paulo, v. 34, n. 4, p. 412-417, dez. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2016.04.002.