Termogênicos: o que são e para que servem
13 de dezembro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Cá entre nós, provavelmente você já ouviu falar sobre os “termogênicos”, especialmente durante a estação mais quente do ano. Isso porque geralmente nesse período do ano as pessoas estão em busca de um auxílio extra pontualmente em relação ao desempenho físico e manutenção do peso. Mas, você sabe exatamente o que são os termogênicos e como eles agem no organismo? Neste conteúdo preparamos algumas informações importantes sobre os famosos termogênicos.
O que são os termogênicos e como eles agem no organismo?
Primeiro precisamos entender que o processo de digestão de alimentos promove um aumento metabólico da temperatura do corpo, o que favorece a queima de gordura. Porém, de acordo com a literatura, existem alimentos que se destacam nesse processo por acelerar o ritmo do metabolismo e gastando mais calorias, a estes se dá o nome de termogênicos. Esses termogênicos podem ser tanto alimentos como também compostos, como os suplementos alimentares, por exemplo.
Quando consumimos um alimento ou suplemento considerado termogênico, a temperatura do nosso corpo tende a subir e uma glândula localizada no hipotálamo do cérebro começa a mandar comandos para que o nosso corpo trabalhe em ritmo acelerado para controlar a temperatura.
Quais os benefícios do uso de termogênicos?
De forma geral, os termogênicos possuem ação rápida e o principal benefício relatado na literatura científica e que muitos indivíduos buscam é a manutenção do peso. Além disso, a utilização dos termogênicos pode auxiliar a diminuir o apetite, favorecer o metabolismo e aumentar a energia para os treinos. A utilização dos termogênicos precisa estar atrelada a um estilo de vida saudável.
Quais cuidados são necessários na hora de consumir um termogênico?
É preciso ter cuidado no horário que você irá consumir o termogênico, pois eles são estimulantes e podem causar insônia se consumidos após as 18h ou em excesso.
O ideal é não utilizar termogênicos todos os dias, pois podem causar dores de cabeça, insônia, náusea, entre outros. Utilize os termogênicos nos dias que você vai praticar atividade física, por exemplo. No caso de suplementos alimentares, fique atento ao fabricante e aos componentes da fórmula.
Além disso, alguns grupos de pessoas, como gestantes, lactantes, crianças, idosos, indivíduos que sofrem com pressão alta, problemas cardíacos ou com insônia não devem fazer o uso de termogênicos e precisam sempre buscar auxílio de um profissional de saúde para uma orientação individualizada.
Quais os principais termogênicos e como podem ser encontrados?
Os termogênicos mais conhecidos popularmente são o gengibre, canela, pimenta, café, chá verde, óleo de cártamo, picolinato de cromo. Alguns destes podem ser encontrados em apresentação de suplementos alimentares em cápsulas ou comprimidos que podem facilitar a utilização em dias que precisamos de uma ajudinha extra. Caso necessário, procure a orientação de um profissional de saúde.
Além do termogênico, como ter melhores resultados?
Os termogênicos podem ajudar a chegar ao seu objetivo, mas os outros fatores também são importantes e devem ser considerados em uma rotina de hábitos saudáveis, como dormir bem, praticar atividade física regularmente e manter uma alimentação equilibrada. Veja abaixo algumas informações:
DORMIR BEM (SONO REPARADOR) |
A redução do tempo de sono se tornou um hábito comum na atualidade e vários estudos tem observado que distúrbios provocados pelas alterações nos horários de sono influenciam negativamente o apetite e à saciedade (diminuição do hormônio leptina e aumento do hormônio grelina) e consequentemente impacta a manutenção do peso.
|
PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA |
A prática de atividade física traz muitos benefícios a saúde, te deixa mais disposto para os afazeres do dia a dia e ainda auxilia a prevenir o desenvolvimento de doenças.
Além disso, essa prática ajuda quem está buscando a manutenção do peso. Andar, subir escadas, praticar esportes e dançar são bons exemplos de atividade física.
Não esqueça de buscar um profissional habilitado para direcionar qual atividade física é a mais adequada para o seu objetivo. |
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA |
Priorizar uma alimentação balanceada é primordial, procure incluir na sua alimentação boas fontes de proteína, como carnes magras, peixes, ovos e também uma variedade de legumes e verduras.
Amêndoa, nozes, castanha e amendoim também são bem vindos.
Além disso, alimentos ricos em magnésio (semente de linhaça, castanha, amendoim) podem auxiliar indivíduos que praticam atividade física.
Quando recomendado por um profissional de saúde habilitado é possível fazer o uso de suplementos alimentares como alternativa para auxiliar a alimentação equilibrada. |
Referências
1.Gomes, CBV. Barreto, AFCS. Almeida, MM. Mello, AOT. Ide, BN. Santos, CPC. Uso de suplementos termogênicos á base de cafeína e fatores associados a qualidade de vida relacionada á saúde em praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v.8, n.49, p.695-704, 2014. 2.Silva Júnior, LC. Pereira, EAZ. Efeitos de um suplemento termogênico na composição corporal de praticantes de musculação. 2018. 3. Hann, VB. Martins, MS. Dias, RL. Termogênicos: Uma revisão sistemática sobre o uso de óleo de coco, óleo de cártamo e CL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v.8, n.43, p. 10-19, 2014.