Sementes comestíveis: conheça as principais e saiba como incluir na alimentação
23 de março de 2023 . por Catarinense Pharma
As sementes comestíveis fazem parte da sua alimentação? Se a resposta for não, esse texto é para você. Fonte de proteínas, fibras, ferro, fósforo e cálcio, elas contribuem com a saúde do organismo, quando ingeridas diariamente.
Existem diferentes tipos de sementes, entre elas as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc.), os cereais (arroz, trigo, centeio, aveia, etc.), as nozes (castanha-do-pará, noz-pecã, avelã, etc.) e as oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, etc.).
Acompanhe a leitura para conhecer algumas dessas sementes e descobrir as vantagens que elas podem trazer ao organismo. Confira!
8 sementes comestíveis que você precisa conhecer
Confira algumas das principais sementes comestíveis e seus benefícios, e saiba como utilizá-las na alimentação. Spoiler: a última é surpreendente!
1. Gergelim
Uma das sementes mais populares, é rica em aminoácidos sulfurados, que participam da síntese proteica. Quando combinada com outros grãos, como o feijão, se torna uma excelente fonte de proteína. Geralmente, o gergelim é colocado sobre os pães, mas pode ser combinado com saladas ou misturado na tapioca.
2. Chia
Essa semente apresenta diferentes elementos que fazem bem à saúde, como ômega 3, antioxidantes, fibras, aminoácidos, potássio, ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A, B, C, E e do complexo B e magnésio.
Todos esses nutrientes são benéficos ao organismo, fazendo com que os carboidratos se transformem em açúcar no sangue de maneira mais lenta, o que auxilia no controle da glicemia.
Por fim, pode ser combinada com saladas de frutas, iogurte e até mesmo em sobremesas.
3. Linhaça
Apresenta grande quantidade de fibras solúveis, o que traz uma série de vantagens ao organismo. Entre elas: redução de absorção de gorduras e açúcares, melhor funcionamento do intestino e aumento de bactérias boas.
Você pode utilizar a linhaça em pães, bolos, frutas ou até mesmo junto à salada.
4. Girassol
Pouco utilizada pela maioria das pessoas, a semente de girassol é uma aliada para quem deseja emagrecer.
Isso é possível graças à sua composição rica em vitaminas, minerais e proteínas. Saudável e prática, pode ser utilizada como um lanche da manhã ou da tarde, saciando a fome e auxiliando na perda de peso.
5. Papoula
A papoula é uma planta herbácea, muito cultivada e apreciada por suas flores coloridas. A sua semente apresenta alta ação antioxidante, além de ser fonte de fibras, proteínas, ácido fólico (B9), diversas vitaminas, cálcio, ferro, potássio, zinco, entre outros nutrientes.
Para consumir a semente de papoula, basta incluí-la em bebidas, como sucos de fruta ou batidas, ou ainda em saladas, iogurtes, pães e bolos.
6. Melancia
As sementes da melancia acabam sendo esquecidas pela maioria das pessoas. No entanto, elas apresentam diversas propriedades benéficas à saúde.
São antioxidantes e energéticas, e possuem diferentes nutrientes, como ferro e magnésio, e vitaminas.
Para consumir as sementes de melancia, pode-se tostá-las no forno para ficarem crocantes, uma ótima alternativa de snack saudável durante o dia.
7. Abóbora
As sementes de abóbora apresentam grande quantidade de fibras, especialmente quando estão em seu estado maduro. Além disso, são fontes de antioxidantes.
Você pode consumi-las como snack, uma excelente opção de petisco natural e saudável para levar ao trabalho, por exemplo.
8. Pulses
As pulses são sementes comestíveis que provêm das leguminosas, o que inclui grão-de-bico, lentilhas, feijão e ervilhas. Encontradas em diferentes tamanhos e cores, elas oferecem um leque de benefícios ao organismo.
Conhecidas como um superalimento, se destacam por possuírem alta quantidade de fibra e proteína, nutrientes que elevam a saciedade. Além disso, contam com magnésio, o que aumenta a energia; potássio, que mantém a pressão sanguínea em equilíbrio; e ferro, que tem a função de transportar oxigênio para todo o corpo.
Nutritivas e baratas, elas podem ser preparadas como acompanhamento de pratos principais ou ainda misturadas com especiarias, criando molhos, patê e até mesmo hambúrgueres.
Acompanhe outras matérias
Curtiu esse conteúdo? Continue em nosso blog para conferir mais dicas nutritivas e artigos sobre saúde e bem-estar.