Saúde mental e plantas medicinais: saiba como elas podem te ajudar
20 de janeiro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas capacidades, trabalha de forma produtiva e frutífera, contribui com a comunidade e enfrenta os estressores normais da vida. Além disso, a Medicina do Estilo de Vida traz o cuidado com a mente (manejo do stress) como um dos pilares para uma vida equilibrada, isso porque a saúde mental é uma grande aliada da saúde física e emocional.
Ao longo da vida todos nós podemos sofrer com problemas relacionados a saúde mental, seja de menor ou maior gravidade. O sofrimento mental é caracterizado por um conjunto de sintomas não psicóticos como a ansiedade, que é considerada o transtorno mais presente no período em que estamos vivendo, insônia, estresse aumentado, irritabilidade constante, preocupações e medos excessivos, entre tantos outros que devem ter todo suporte e cuidado adequado.
É importante lembrarmos que existem alternativas de cuidado voltadas para o alívio desses sintomas além dos medicamentos sintéticos, como é o caso da utilização de plantas medicinais, uma prática integrativa e complementar muito presente na cultura brasileira em forma de chás e que podem ser encontradas, também, em apresentações como medicamentos fitoterápicos, que são preparações obtidas de matéria prima vegetal ativa, com eficácia terapêutica, segurança e padronização validadas.
A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori (CRN 3/3343) ressalta: “Na minha prática clínica é bastante comum o atendimento a pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade e em trabalho conjunto com a equipe interdisciplinar é perceptível que o uso de Camomila, Erva doce, Passiflora e Melissa auxiliam na melhora e evolução do tratamento. Usar a fitoterapia nestes casos é resgatar a tradição e aplica-la com ciência em benefício dos pacientes.”
Quando observamos a procura por plantas medicinais nas farmácias, podemos destacar facilmente a Passiflora incarnata e a Valeriana officinalis, ambas popularmente conhecidas com uma longa tradição de uso pela população e passadas de geração a geração. A Passiflora incarnata é o nome científico do maracujá, uma planta perene e que possui a vitexina como principal marcador químico e ingrediente ativo. Diferentes atividades terapêuticas são relatadas sobre a Passiflora incarnata, incluindo sua ação no sistema nervoso central, muito utilizada para auxiliar no tratamento de ansiedade como calmante natural, auxilia no manejo da irritabilidade, insônia e inquietação, por exemplo.
Já a Valeriana officinalis (Valeriana) é de prescrição médica quando apresentada como medicamento devido ao maior número de possíveis efeitos adversos e interações. É uma planta perene e possui o ácido valerênico como marcador químico, utilizado para auxiliar nos distúrbios do sono associado a ansiedade, hiperatividade, sedativo moderado, entre outros.
Algumas estratégias são recomendadas por profissionais para auxiliar no cuidado com a saúde mental, confira abaixo essas 7 dicas básicas e caso necessário, procure um profissional habilitado para uma orientação individualizada de acordo com a sua necessidade:
– Mantenha contato com amigos e familiares, mesmo a distância. Que tal uma chamada de vídeo para colocar o papo em dia?;
– Preste atenção nas suas próprias necessidades, pensamentos e sentimentos;
– Procure limitar-se as noticias relacionadas a pandemia, evite muita informação;
– Converse com alguém que você confie quando sentir sintomas de tristeza ou ansiedade;
– Reserve um espaço para atividades de lazer;
– Mantenha uma alimentação equilibrada;
– Procure realizar atividade física de forma regular.
Apesar dos medicamentos fitoterápicos serem a base de plantas medicinais, eles devem ser utilizados com cautela, sendo importante o seu monitoramento para contribuir para o bem estar e qualidade de vida.
Referências
– Fonseca, LR. Rodrigues, RA. Ramos, AS. Cruz, JD. Ferreira, JLP. Silva, JRA. Amaral, ACF. Herbal medicinal products from Passiflora for anxiety: An unexploited potential. Hindawi The Scientific World Journal, 2020.
– World Health Organization. The impact of COVID-19 on mental, neurological and substance use services: results of a rapid assessment. 2020.
– Ribeiro, JP. Neto, C. Silva, M. Abrantes, C. Coelho, M. Nunes, J. Coelho, V. Ulterior validação do questionário de saúde geral de Goldberg de 28 itens. 2015.
– Jornal da USP. Um dos maiores estudos epidemiológicos do Brasil avalia impacto da pandemia na saúde mental. 2020.
– Nunes, A. Sousa, M. Utilização da valeriana nas perturbações de ansiedade e do sono – Qual a melhor evidência? Acta Med Port, v.24, p. 961-966, 2011.
– Ornell, F. Schuch, JB. Sordi, AO. Kessler, FHP. Pandemia de medo e covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista Debates in psychiatry- Ahead of print, 2020.
– Biblioteca Virtual em Saúde. Quais plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados de forma segura e eficaz para distúrbios do sono? 2016.
– Santos, APM. Galindo, AS. Queiroz, ES. Neuropsycharmacological properties, chemically active compounds and medical use of passiflora incarnata. Braz. J. of Develop.,Curitiba, v.6, n.12,p.94823-94836, 2020.
– Souza, JAM. Chás e fitoterápicos indicados para distúrbios do sono, ansiedade e depressão, disponibilizados em estabelecimentos comerciais de São Caetano do Sul – SP.