Saúde do homem: Nutrição e Saúde Preventiva
9 de novembro de 2021 . por Catarinense Pharma
É muito comum em nossa família ou em nossos círculos de amizade conhecermos homens que frequentemente convivem com uma missão quase impossível: ir a uma consulta médica. Você já parou para pensar no motivo dessa resistência? Bem, com a evolução das pesquisas podemos encontrar algumas possíveis respostas para os homens serem avessos aos consultórios, são elas:
- A falsa certeza de serem imunes a doenças;
- Dificuldade em se expressar (principalmente sobre assuntos sexuais);
- Falta de atenção/importância;
- Presença de barreiras culturais.
Exame de próstata: Quando devo fazer?
Quando falamos em saúde masculina precisamos lembrar de um tema importante: o exame de próstata. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
O câncer de próstata é um dos tumores de maior incidência entre os homens e é possível observar alguns sintomas que indiquem um problema sério, como: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra, mas a maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável, daí a importância de realizar exames para um check up completo, pois com um diagnóstico precoce a chance de cura é altíssima.
Os dois tipos de exames mais frequentes para o rastreamento do câncer de próstata são: a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame digital da próstata (toque retal). O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em aproximadamente 80% dos casos.
Uma das principais dúvidas desse público é “Quando devo fazer o exame de próstata?” É indicado realizar o exame de próstata a partir dos 50 anos de idade, mas quando o homem tem a doença no histórico familiar é indicado a realização do exame a partir dos 45 anos de idade. A frequência do exame é bastante variável, então procure sempre o auxílio médico para uma orientação individualizada.
Principais doenças relacionadas ao público masculino
Além do câncer de próstata, o câncer de pele, testículo e pulmão, as doenças hepáticas e as doenças cardiovasculares são umas das doenças que mais afetam a saúde do homem e por isso que essa resistência em ir a uma consulta médica precisa ser quebrada. O acompanhamento multidisciplinar, ou seja, a combinação de profissionais de diferentes áreas trabalhando juntos é considerável e muito importante para um tratamento completo.
A importância da alimentação
Na prática clínica podemos observar muitas vezes que a mulher busca auxílio para uma orientação nutricional e o homem resolve seguir a mesma orientação, mas é preciso de atenção, pois há uma diferença de necessidades nutricionais quando falamos de gênero, especialmente na quantidade de alimentos ingeridos, pois geralmente o homem tem mais músculos que as mulheres e, portanto, precisam de mais alimentos para ganhar mais energia.
Naturalmente os homens produzem mais radicais livres do que as mulheres. Os radicais livres são moléculas (elétrons altamente instáveis e reativos) liberadas pelo metabolismo do corpo e sua alta concentração pode causar danos em órgãos e tecidos. A produção desses radicais livres pode ser aumentada consideravelmente com o consumo de alimentos não saudáveis, além disso, também podemos considerar o alto nível de estresse, o uso de cigarro e álcool e até mesmo a poluição do ar como fatores que aumentam a produção dos radicais livres.
Para combater o excesso de radicais livres no organismo existem os antioxidantes – antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas tem capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Assim, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e são eliminados.
Alguns nutrientes possuem atuação antioxidante em nosso organismo, como o betacaroteno, as vitaminas C e E, o selênio, entre outros. Consumir alimentos que possuem essas propriedades antioxidantes é importante e você pode encontrar em alimentos como mamão, laranja, cenoura, cebola, morango, espinafre e muitos outros. Procure um profissional nutricionista para te auxiliar na escolha desses alimentos de acordo com o seu caso.
Homens, lembrem-se de realizar refeições equilibradas, evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e/ou sal e/ou açúcar, procure consumir sucos naturais no seu dia a dia e programe a sua rotina para garantir os lanches do dia, afim de cuidar da sua saúde.
Muitas vezes com a rotina agitada os homens não conseguem suprir toda a necessidade nutricional a partir da alimentação e, para auxiliar nestes casos existem os suplementos alimentares – Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e/ou aminoácidos que possam estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta. Inclusive, alguns suplementos alimentares possuem nutrientes com atuação antioxidante, por exemplo, importante para a saúde do homem.
Prática de exercícios físicos
Assim como uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes, a prática de exercícios físicos moderados precisa ser parte da rotina de cuidados do homem. De forma geral, são necessários 150 minutos semanais destinados a prática de exercícios físicos, mas a ajuda de um profissional é imprescindível para uma orientação individualizada de acordo com a sua necessidade.
Para a saúde do homem, os exercícios auxiliam a prevenir doenças, como a hipertensão, que pode provocar problemas como o infarto. Este problema geralmente acontece quando um coágulo boqueia o fluxo sanguíneo para o coração e, sem sangue, o tecido perde oxigênio e morre.
Saúde mental
Cuidar da saúde física é importante, mas a saúde mental precisa do mesmo grau de atenção. É importante desconstruir tabus, como, por exemplo, o de não demonstrar sinais de “fraqueza”, pois muitas vezes foram ensinados culturalmente que “homem não chora”.
As patologias psiquiátricas como ansiedade e depressão precisam ser abordadas, por isso, não demore a buscar ajuda de um profissional de saúde e, se você que está lendo isso conhece algum homem que está passando por alterações de comportamento, humor e no funcionamento da vida pessoal/profissional converse com ele sobre isso e oriente a buscar auxílio adequado (especialista em saúde mental) o quanto antes.
Homens, cuidem-se!
Referências
1.Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral ao Homem (princípios e diretrizes). 2008. 2.Gomes, R. Nascimento, EF. Araújo, FC. Por que os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres? As explicações de homens com baixa escolaridade e homens com ensino superior. Cad. Saúde Pública, v.23, n.3, 2007. 3.Tureck, C. Gesser Correa, VG. Peralta, RM. Koehnlein, EA. Estimativa do consumo de vitaminas e minerais antioxidantes da dieta brasileira. Nutr. clín. diet. hosp. V.33, n.3, p.30-38, 2013.
Eduardo Oliveira – Farmacêutico
Thalyta Souza – Nutricionista