Vitaminas e Minerais

Saúde cardiovascular e sedentarismo: importância da alimentação e de movimentar o corpo no período de isolamento social

13 de janeiro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Uma alimentação saudável auxilia no desempenho e funcionamento adequado de todo o corpo além de prevenir algumas doenças, assim como tem o poder de refletir em nosso estado emocional.

Durante o isolamento social, a prática de movimentar o corpo e manter uma alimentação equilibrada contribui para uma vida mais saudável e proporciona benefícios também à saúde mental. Além disso, uma nutrição adequada e o exercício físico regular podem diminuir os riscos de patologias relacionadas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e representam a principal causa de complicações no Brasil, se transformando em uma preocupação de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) há um aumento recente na taxa de doenças cardiovasculares, reflexo de uma maior exposição aos fatores de risco comportamentais, como alimentação inadequada, uso de tabaco, álcool e o sedentarismo.

Com o surgimento de um novo vírus e a implementação do período de isolamento social, grande parte da população interrompeu suas atividades diárias a fim de diminuir o risco de contaminação. Dessa forma, é essencial uma reflexão sobre a alimentação diária para manutenção da saúde, visto que o isolamento social pode interferir no comportamento de consumo dos alimentos. Atualmente há uma grande preocupação em relação ao aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados, por serem menos perecíveis e mais práticos, entretanto, estes alimentos muitas vezes têm valor nutricional mais baixo do que os alimentos frescos.

Além da alimentação saudável ser importante para a manutenção da saúde, ela nos auxilia no desempenho e funcionamento adequado de todo o corpo além de prevenir algumas doenças, assim como tem o poder de refletir em nosso estado emocional. Por isso, busque uma alimentação consciente, ao nos atentarmos plenamente ao momento é possível ter mais consciência sobre as nossas próprias escolhas. Para isso, alguns pontos são necessários:

  • Planeje e prepare as refeições de forma equilibrada;
  • Durante o preparo das refeições, busque utilizar óleos e gorduras em pequenas quantidades;
  • Priorize o aproveitamento integral dos alimentos, utilize talos, cascas e sementes, se possível;
  • Consuma alimentos in natura ou minimamente processados, priorizando frutas, verduras e legumes frescos;
  • Evite alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, sal e açúcar, como salgadinhos e refrigerantes;
  • Não esqueça de beber água ao longo do dia;
  • Evite alimentos com muitos conservantes;
  • Procure evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool.

 

Para uma alimentação saudável e segura também devemos manter medidas de higiene que são fundamentais:

  • Lave as embalagens ou borrife álcool 70% antes de colocar no armário;
  • Armazene frutas, legumes e verduras em uma fruteira ou se preferir levar a geladeira, procure higienizar antes;
  • Antes de consumir frutas, legumes e verduras crus lave com água corrente e sanitize com hipoclorito de sódio, sempre diluído, normalmente 1 colher de sopa para cada litro de água com um tempo de descanso de 10 minutos, depois enxague com água potável;
  • Sempre higienize as superfícies após manipular alimentos crus;
  • Cozinhe bem os alimentos;
  • Evite que alimentos cozidos entrem em contato com alimentos crus, diminuindo riscos de contaminação cruzada;
  • Procure não manusear objetos durante as refeições, como o celular, evitando riscos de contaminação durante a ingestão dos alimentos.

Movimente-se!

 

Para combater o sedentarismo, que é um grave fator de risco para as doenças cardiovasculares, melhorar a saúde física e a saúde mental, tem sido recomendada manter a prática de exercícios físicos durante o isolamento social.

Para auxiliar durante os exercícios você pode fazer uso de recursos tecnológicos, como vídeos com série de exercícios ou aplicativos, porém sempre com a correta orientação de um profissional da área. As orientações do profissional de educação física também podem ser feitas via online e auxiliam na escolha do que fazer e como desempenhar cada atividade.

Além dos exercícios assistidos, uma simples organização ao longo do seu dia pode auxiliar em relação a sua saúde e qualidade de vida, como por exemplo:

  • Procure diminuir o tempo sentado em frente à televisão, computador, tablets;

  • Se você precisa ficar sentado para trabalhar, a cada 30 minutos nessa posição, você deve ficar cinco minutos em pé com deslocamento;

  • Organize o seu local de trabalho deixando alguns materiais fora do seu alcance, assim você precisará se levantar para buscar;

  • Pratique alongamentos diariamente, independente do horário do dia;

  • Troque subidas de elevador por escadas;

  • Dê preferência a deslocamentos a pé ou de bicicleta. Caso você utilize o carro, estacione uma quadra antes. Se utilizar ônibus, desça um ponto antes do seu destino final;

  • Dessa forma, é fundamental a prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada a fim de evitar possíveis doenças relacionadas e em um contexto de pós pandemia, os recursos tecnológicos podem ser uma alternativa para incentivar crianças, adolescentes, adultos e idosos a terem uma vida mais ativa, fazendo com que as taxas de problemas de saúde desaceleram.

 

Referências
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cardiômetro. 2020.
Massa, KHC. Duarte, YAO. Chiavegatto-Filho, ADP. Análise da prevalência de doenças cardiovasculares e fatores associados em idosos. Ciênc. saúde colet. V.24, n.1, 2019.
Nogueira, CJ. Cortez, ACL. Leal, SMO. Dantas, EHM. Precauções e recomendações para a prática de exercício físico em face do COVID-19: uma revisão integrativa. 2020.
OPAS Brasil – Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças Cardiovasculares. 2017.
Lima, MRS. Soares, ACN. Alimentação saudável em tempos de COVID-19: O que eu preciso saber? Braz. J. Hea. Rev. v. 3, n. 3, p.3980-3992, 2020.
Pitanga, FJG. Beck, CC. Pitanga, CPS. Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Rev Bras Ativ Fís Saúde. V.25, 2020.
Nossa Rotina Mudou. Um guia para tempos de distanciamento. 2020.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram