Saiba mais sobre a acetilcisteína
4 de outubro de 2023 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Tem dúvida sobre outras utilizações da acetilcisteína (NAC)? Já ouviu falar da aplicação dessa substância no exercício físico, por exemplo? Então vem comigo que eu te explico!
Com a regularização do constituinte acetilcisteína como suplemento alimentar, a substância pode ser usada através da ingestão oral, apresentada em formas farmacêuticas, destinada a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis.
Sabemos que a atividade física é reconhecida por promover saúde e bem estar, porém, durante o treino intenso há uma maior liberação de radicais livres, que basicamente são como “lixos metabólicos” que degradam as nossas células com o passar do tempo. A produção excessiva desses radicais livres pode gerar desequilíbrio em nosso organismo, induzindo ao estresse oxidativo, traduzido, por exemplo, em envelhecimento precoce da pele.
O fato é que nunca iremos eliminar totalmente os radicais livres do nosso organismo, mas podemos minimizar os efeitos do excesso utilizando estratégias diárias com antioxidantes como as vitaminas C e E, que são antioxidantes que auxiliam na proteção dos danos causados pelos radicais livres – não é à toa que essas vitaminas são muito utilizadas em cremes, não é?
Existem estudos que demonstram que a acetilcisteína pode diminuir os efeitos indesejados dos radicais livres, e pode atuar no desempenho durante exercícios repetidos, principalmente quando os músculos estão em um estado “pré-fadigado”. De forma resumida, a NAC pode aumentar a quantidade de cisteína muscular e pode diminuir o cansaço muscular durante o exercício prolongado.
Por isso, é importante manter uma alimentação rica em nutrientes antioxidantes quando necessário, principalmente se você pratica algum tipo de exercício físico. Fique de olho em novas publicações sobre essa substância e utilize os suplementos alimentares como forma de complementar a sua rotina!
Thalyta Souza
Nutricionista CRN 108301
Referências:
Shi, Z., & Puyo, C. A. (2020).N-Acetylcysteine to Combat COVID-19: An Evidence Review. Therapeutics and Clinical Risk Management, Volume 16, 1047–1055. doi:10.2147/tcrm.s273700
Moraes, AJP. Ornellas, FH. Gonçalves, MA. Becker, AM. Cavalcante, LS. Casagrande, FS. Silva, EL. Martins, WF. Schveitzer, V. Pinho, RA. Benetti, M. Efeito agudo de NAC sobre marcadores de dano tecidual em atletas de voleibol. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Disponível em: <http://file:///C:/Users/thalyta/Downloads/Dialnet-EfeitoAgudoDeNACSobreMarcadoresDeDanoTecidualEmAtl-4923448.pdf>. Acesso em: 21 conjuntos. 2023.
ŠALAMON, Š. e outros. Usos médicos e dietéticos da N-acetilcisteína. Antioxidantes (Basel, Suíça) , v. 5, pág. 111, 2019.