Pele e Beleza

Psoríase: o que é, sintomas e como tratar

1 de julho de 2021 . por Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

O que é a Psoríase?

A psoríase é definida como uma doença inflamatória crônica da pele e não é contagiosa. Sua causa não é perfeitamente definida, mas sabe-se que essa doença tem relação com fatores genéticos, com o sistema imunológico e com a interação com o meio ambiente.

Entenda quais são os tipos de Psoríase e como se manifestam

TIPO DE PSORÍASE COMO SE MANIFESTA
Psoríase em placas ou vulgar É o tipo mais comum e pode atingir várias áreas do corpo. Forma placas avermelhadas ou esbranquiçadas e secas, causando coceira intensa e dor.
Psoríase do couro cabeludo Atinge o couro cabelo e até mesmo a área do pescoço, causando coceira. Surgem áreas avermelhadas ou esbranquiçadas e secas com escamas espessas, causando descamação semelhante à caspa.
Psoríase ungueal Afeta as unhas, tanto da mão quanto do pé, as quais começam a crescer de forma anormal, deformam, descamam e engrossam, podendo até mesmo descolar.
Psoríase gutata Surge, normalmente, por infecção bacteriana. Se manifesta por pequenas feridas e placas mais finas, as quais podem atingir as regiões do tronco, dos braços, das pernas e do couro cabeludo.

Este tipo acomete mais crianças e jovens antes dos 30 anos.

Psoríase invertida

 

Acomete áreas mais úmidas do corpo, como a virilha, as axilas, ao redor da genitais e embaixo dos seios. Apresenta-se em forma de manchas vermelhas e o quadro pode agravar quando há excesso de suor e atrito na região.
Psoríase pustulosa Se manifesta em forma de manchas, bolhas ou pústulas (bolhas que contêm pus), podendo causar febre, calafrios, coceira e cansaço.  Pode atingir todas as regiões do corpo ou em áreas menores, como mãos, pés e dedos (chamada Psoríase Palmoplantar).
Psoríase eritrodérmica É o tipo menos comum de psoríase e acomete todo o corpo com manchas vermelhas que coçam e ardem, o que leva a manifestações sistêmicas. Pode ser provocada por infecções, queimaduras graves e até por outro tipo de psoríase não controlada.
Psoríase artropática ou Artrite Psoriática Afeta principalmente as articulações dos dedos dos pés e mãos, a coluna e as juntas dos quadris. Além da inflamação da pele e a descamação, causa fortes dores nas articulações e, a longo prazo, pode causar deformidades permanentes.

Sintomas da Psoríase

Os sintomas variam de acordo com o tipo de Psoríase e a sua gravidade. Sendo assim, podem incluir: pele ressecada, coceira, dor, descamação, manchas na pele com escamas secas esbranquiçadas, feridas com sangramento, unhas grossas e com deformações, inchaço e rigidez nas articulações.

Formas de tratamentos

Para cada tipo de Psoríase é recomendado um tratamento diferente com o intuito de diminuir os sintomas e, com isso, melhorar a qualidade de vida. Veja abaixo quais são os tratamentos mais recomendados:

  • Tratamento tópico: produtos utilizados diretamente na pele e no couro cabeludo, os quais podem ser utilizados junto com outras terapias para psoríase.
  • Tratamentos sistêmicos: medicamentos (em comprimidos ou injeções) geralmente indicados para casos moderados a graves de psoríase e/ou com Artrite Psoriática.
  • Tratamentos biológicos: medicamentos injetáveis indicados para casos de psoríase moderada a grave.
  • Fototerapia: se trata da exposição da pele à luz ultravioleta de forma consistente e é feito somente com supervisão médica.

Alimentos que ajudam a prevenir/aliviar picos inflamatórios

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem alimentos que podem ajudar a minimizar alguns sintomas causados pela Psoríase, entre eles, os peixes de água fria (atum, salmão, sardinha, bacalhau), o azeite, as nozes e sementes, por serem ricos em ômega 3. Além desses alimentos, também podem influenciar positivamente os vegetais de cores variadas, entre eles o brócolis, a cenoura, a abóbora e também o  morango, por ser fonte de ácido fólico.

Caso necessário, procure orientação de um profissional de saúde habilitado para uma conduta individualizada.

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Entenda a psoríase: o que é, como se manifesta e como tratá-la. Acesso em: 02/06/2021.
  2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase. Acesso em: 02/06/2021.
  3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. 10 verdades sobre psoríase. Acesso em: 21/06/2021.

Escrito por

Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

Nosso Instagram