Fitoterápicos

Própolis: benefícios para a pele

26 de janeiro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Provavelmente você ouviu falar muito sobre a própolis nos últimos meses, porém, hoje vamos te explicar alguns benefícios não tão difundidos que esta substância pode proporcionar. A própolis é um composto natural, produzido por abelhas por meio da coleta de ramos, flores, brotos e exsudatos (saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais como também de plantas), que quando adicionados a secreções salivares e cera dão origem a própolis.

O uso da própolis pelos insetos é muito interessante, pois é utilizado como agente esterilizante, para reparação de frestas, na proteção e também na termorregulação da colmeia. Mas, quando observamos os seus efeitos terapêuticos devido aos seus compostos fenólicos, isso fica ainda mais interessante, pois a própolis apresenta diversas propriedades, dentre elas estão os efeitos antifúngico, antibacteriano, antisséptico, anestésico, antiinflamatório, imunomodulador, antioxidante e também estimulante na regeneração de tecidos, este último porque a própolis diminui o tempo de cicatrização, acelera o processo de contração e reparação tecidual, um dos pontos que também justifica seu uso na dermatologia atualmente.
E por falar em dermatologia, você sabia que a própolis pode trazer benefícios relacionados a pele? É isso mesmo!

A pele é o maior órgão do corpo humano e é a primeira barreira de proteção do organismo contra agentes externos em que somos expostos diariamente. Sabendo disso, o uso da própolis vem sendo cada vez mais estudado devido aos benefícios do seu uso tanto na indústria farmacêutica como em cosméticos aplicados na estética, podendo ser encontrada através de pastilhas, xaropes, pó, spray, cápsulas, comprimidos, cremes, géis, sabonetes e outras formas disponíveis no mercado.

Estudos recentes têm destacado a atividade antibacteriana e antiinflamatória da própolis como auxiliar para a redução significativa da seborreia e excesso de oleosidade da pele, além disso, essas atividades são bem documentadas como alternativa para auxiliar no tratamento da acne, tendo também a capacidade de acelerar a renovação do tecido, sem a formação de cicatrizes grosseiras. Ainda, a própolis é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias fundamentais para a pele, como o colágeno.

Outra característica muito valorizada da própolis e que traz benefícios a pele é a sua ação antioxidante, pois o antioxidante tem a capacidade de combater o excesso de radicais livres, que são moléculas liberadas pelo metabolismo altamente instáveis e que podem levar ao envelhecimento precoce. Esses radicais livres também podem ser aumentados quando há a ingestão de alimentos ricos em gorduras, quando há o hábito de fumar, beber, o estresse, a exposição prolongada ao sol, entre outros fatores. O seu efeito antioxidante também auxilia a prevenir a oxidação da vitamina C, por exemplo, um importante nutriente que traz benefícios a pele.

Além da vitamina C, outros nutrientes também precisam de atenção quando o assunto é a pele, como é o caso da vitamina A, E, do cobre, selênio e o zinco, onde a carência desses nutrientes pode acelerar o processo fisiológico de envelhecimento da pele. Portanto, procure manter uma alimentação equilibrada e sempre que possível inclua alimentos na sua rotina como a acerola, laranja, goiaba, amêndoas, castanhas, nozes, amendoim, ovos e quando bater aquela vontade de comer um chocolate, opte por chocolate amargo com mais de 70% cacau.

Agora, uma #dicaextra, além do já habitual consumo via oral do extrato de própolis, para a higienização da pele estão disponíveis no mercado sabonetes e géis de própolis com aplicação 2x ao dia, mas não esqueça, é sempre importante buscar a orientação de um profissional de saúde habilitado para uma avaliação individual.

 

REFERÊNCIAS

  • Lopez, MH. Catalan, EB. Antioxidants and Skin Protection. Antioxidants, v.9, n.704, 2020.
  • ApisBrasil. O uso do extrato de própolis contra acne. 2020.
  • Morais, DCM. Barros, PO. Tamos, EF. Zuim, NRB. Ação cicatrizante de substâncias ativas: D-pantenol, óleo de girassol, papaína, própolis e fator de crescimento de fibroblastos. Foco, v.4, n.4, 2013.
  • Barros, KBNT. Rodrigues Neto, EM. Fonteneles, MMF. Propolis and its Cosmetic Applications: A Technological Prospection. J Young Pharm, v.11, n.4, p.350-352, 2019.
  • Soloviova, AV. Kaliuzhnaya, OS. Strilets, OP. Substation of composition of the anti-acne remedy with probiotic. National University of Pharmacy.
  • Conexão Unifametro – Diversidades Tecnológicas e Seus Impactos Sustentáveis. Ação da Própolis na Acne Vulgar. 2019.
  • BVS – Atenção Primária em Saúde. Como fazer tratamento da acne na atenção primária? 2015.
  • Santos, MP. O papel das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram