Pele mais bonita com nutrição
20 de abril de 2022 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Com a pandemia, pudemos perceber que os cuidados com a pele voltaram a fazer parte da rotina. Isso porque boa parte da população está sofrendo com o surgimento das acnes devido a utilização das máscaras de proteção, que acabam abafando a pele e aumentando a umidade sobre os poros e a secreção sebácea. Já outras pessoas começaram a passar um tempo a mais em casa devido ao trabalho remoto, mudando a forma como lidamos com os cuidados com o corpo e pele.
Cuidados diários com a pele
Além de uma higienização da pele para mantê-la limpa, uma boa hidratação, a utilização de protetores solares adequados e um período de sono regular precisamos lembrar que a alimentação também faz parte da manutenção para obter uma pele mais saudável. Quer saber como? Continue a leitura!
- Inclua limão, laranja, abacaxi, maracujá, acerola, kiwi em sua alimentação. Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C, que auxilia na formação do colágeno.
- Além do atum, da sardinha e outros, as sementes como linhaça e chia são boas fontes de ômega 3. Esses alimentos são antiinflamatórios e podem auxiliar a combater a acne.
- Frutas vermelhas como morango e amora são uma ótima opção. Isso porque esses alimentos são repletos de substâncias antioxidantes, que auxiliam na proteção dos danos causados pelos radicais livres diariamente.
- Beba água! Ela auxilia a manter a hidratação e o brilho da sua pele. Esquece de tomar ao longo do dia? Coloque seu celular despertar em horários alternados.
Como complementar a alimentação visando a saúde da pele?
Sabemos que muitas vezes devido a uma rotina acelerada fica difícil incluir todos os alimentos necessários para a manutenção da saúde em geral e, em especial, da pele. Para complementar a alimentação diária existem os suplementos alimentares, que podem dar uma ajuda extra no seu objetivo.
- Caso necessário, a utilização de suplementos alimentares com uma seleção especial de nutrientes que auxiliam na manutenção da pele, como a biotina, niacina, cobre, zinco e selênio, por exemplo, podem ser uma opção.
- Já ouviu falar sobre ácido hialurônico? É uma substância encontrada em todos os vertebrados, principalmente nos tecidos conjuntivos como cartilagem, osso, pele, etc. Além disso, vale ressaltar que a maior parte do ácido hialurônico está situada na pele.
- Com certeza você já deve ter visto em produtos cosméticos o nome “coenzima Q10”, é uma sustância que está presente em todas as células do nosso organismo.
- E claro, o popularmente conhecido colágeno não poderia faltar. Quando o assunto é pele, opte pelo colágeno hidrolisado (quebrado em pedaços menores – peptídeos de colágeno), que pode facilitar o seu aproveitamento pelo organismo.
Como vimos, os suplementos alimentares são a cereja do bolo para quem já tem hábitos de vida saudáveis. Lembre de buscar auxílio de um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada para o seu caso.
Referências
1.Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. Pele. Disponível em https://www.sbd.org.br/pele/ Acesso em 23 de fevereiro de 2022.