Mais do que skincare: dicas de nutrição para uma pele bonita o ano todo
13 de novembro de 2020 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Uma dieta equilibrada é um dos principais fatores que proporcionam saúde para a pele
O interesse sobre a nutrição estética tem se expandido dia após dia e isso se dá não somente pelos benefícios visuais, mas também e principalmente pelas propriedades funcionais que os nutrientes proporcionam ao indivíduo, promovendo a manutenção da saúde e da beleza de dentro para fora. A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável pela separação do meio interno para o externo. Ela tem papel fundamental na proteção contra agressões externas diárias, assim como na regulação da temperatura corporal, em funções sensoriais, bioquímicas e imunológicas.
Quais fatores impactam na saúde da pele e como podemos cuidar?
O fato é que tudo o que comemos tem impacto em nosso corpo, mas você sabia que o estado do seu intestino tem relação direta com a pele? É isso mesmo! Quando a nossa microbiota intestinal (antes conhecida como flora intestinal) está em desequilíbrio por diversos fatores, como alimentação, antibióticos, entre outros, o nosso intestino acaba sendo povoado por bactérias que não são benéficas, deixando o organismo mais vulnerável ao surgimento de diversos problemas, como cravos e espinhas.
-
Assim, podemos dizer que a pele e o intestino andam “lado a lado” e uma estratégia para auxiliar na regulação desse desequilíbrio é o consumo de probióticos (microrganismos/bactérias vivos benéficos), que podem reduzir a inflamação e melhorar as condições da pele.
Nos últimos meses, temos visto também um aumento da incidência de acne (cravos e espinhas) por conta da utilização das máscaras, denominada por “maskne”. A máscara é uma importante ferramenta de proteção, porém o “abafamento” gerado por ela pode levar a um quadro inflamatório e aumento da secreção sebácea (produção do sebo), causando o aparecimento da acne em maior quantidade e até mesmo a dermatite seborreica, que é uma condição que causa oleosidade, vermelhidão e irritação na pele.
-
Para o auxílio nessa questão, é interessante ter cuidado em alguns pontos, como manter a pele seca e limpa antes de colocar a máscara; não utilizar maquiagens quando utilizar a máscara para não piorar a obstrução dos poros; não retirar a máscara com frequência.
Outro fator que influencia na saúde da pele e que devemos ter cuidado é com a produção exacerbada de radicais livres, moléculas liberadas pelo metabolismo que levam envelhecimento e morte celular. O aumento exacerbado dos radicais livres se dá principalmente por hábitos como o tabagismo, consumo exagerado de álcool, exposição ao sol por tempo prolongado e até mesmo a poluição do ar que diariamente todos somos expostos. Isso acontece porque esses fatores aumentam o estresse oxidativo e trazem consequências importantes para o envelhecimento da pele.
-
Esses radicais livres podem ser combatidos através de substâncias antioxidantes presentes em alimentos como mamão, cenoura, tomate, laranja e que também podem ser encontrados em suplementos alimentares através da vitamina C, vitamina E, vitamina A e outros.
Como percebemos, a alimentação precisa de atenção, isso porque uma dieta equilibrada é um dos principais fatores que proporcionam saúde para a pele. Dessa forma, é fundamental manter na rotina alguns alimentos, como atum e sardinha (espécies ricas em ômega-3), frutas e verduras variadas e coloridas, fibras (como aveia, por exemplo) e por fim, mas não menos importante: ÁGUA, muitas pessoas esquecem de consumir ao longo do dia e é um ponto fundamental para a manutenção da beleza de dentro para fora.
Cuidados básicos com a pele para o dia a dia
Higiene: para manter a pele limpa dos poluentes que ficamos expostos ao longo do dia a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que a pele deve ser limpa 2x ao dia, para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e poluentes. Para a higiene, dê preferência a um sabonete líquido e adequado para o seu tipo de pele (Oleosas/mistas: sabonete com ingredientes adstringentes. Normal/Seca: sabonete com pH neutro + loção ou creme de limpeza).
Hidratação: uma boa hidratação auxilia a manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar o surgimento de descamação, ressecamento, irritação e envelhecimento precoce. A recomendação é utilizar hidratantes adequados para o rosto e cada tipo de pele, mesmo as oleosas (utilizar oil free, à base de água).
Proteção Solar: a exposição à radiação ultravioleta tem efeito cumulativo e os raios solares acabam penetrando profundamente na pele, podendo provocar algumas alterações, como o surgimento de pintas, rugas, manchas, entre outros. Ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra (principalmente no horário das 10h e 16h); utilize sempre protetor solar com FPS 30 ou mais.
Por fim, evite realizar esfoliações excessivas na pele e o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e por um longo tempo.
Referências
– Witt, JSGZ. Schneider, AP. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciênc. Saúde coletiva, v.16, n.9, 2011.
– Cruz, P. Suzuki, VY. Jamil, LC. Leite, JATM. Freitas, LCL. Oliveira, CR. Ferreira, LM. Nutrição e Saúde dos Cabelos: Uma revisão. Advances in Nutritional Sciences, v.1, n.1. 2020.
– ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Muitos alimentos podem ajudar no tratamento para combater a acne. 2014.
– Suehara, LY. Simone, K. Maia, M. Avaliação do envelhecimento facial relacionado ao tabagismo. An. Bras. Dermatol. V.81, n.1, 2006.
– Bianchi, MLP. Antunes, LMG. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr., Campinas, v.12, n.2, p.123-130, 1999.
– Sebben, V. Guedes, JM. Bertolin, TE. Tagliaro, ML. Filho, HT. Radicais Livres: qual a influência do exercício no envelhecimento humano? EFDesportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v.15, n.153, 2011.
– ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Especialistas listam benefícios dos probióticos. 2018. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele.