Má digestão: o que é, sintomas e como tratar
13 de janeiro de 2021 . por Catarinense Pharma
Muita gente esquece, mas o bom funcionamento do sistema digestivo é fundamental para mantermos a saúde e também o bem estar em nossa rotina. A digestão começa pela boca e logo após ingerirmos os alimentos acontecem processos em nosso organismo que “quebram” os alimentos para serem mais facilmente digeridos pelo sistema digestivo. Neste processo, o fígado é um órgão muito importante envolvido, pois durante a digestão o fígado produz a bile, que por sua vez tem a responsabilidade de metabolizar gorduras para uma absorção mais fácil. A bile é armazenada na vesícula biliar e secretada para o duodeno, assim, auxilia no processo de digestão em nosso organismo quando nos alimentamos.
Acontece que, algumas vezes acabamos comendo depressa, não mastigamos corretamente os alimentos antes de engolir, bebemos líquidos em excesso durante as refeições, abusamos na ingestão de alimentos gordurosos, frituras, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, trazendo malefícios ao organismo durante o processo de digestão e causando o que chamamos de má digestão.
Quais os sintomas da má digestão?
Como podemos perceber, os hábitos alimentares de modo geral estão relacionados a origem dos sintomas e é bem provável que você já teve má digestão, certo? A má digestão é caracterizada, muitas vezes, por uma dor ou desconforto na região superior do abdômen, esse desconforto também é descrito como sensação de flatulência, ardência, queimação, entre outras sensações negativas que podemos sentir durante ou após a refeição.
Pode-se dizer que os sintomas costumam ser mais frequentes em épocas festivas, como natal, ano novo ou em eventos, isso por que há a tendência de ingerir mais alimentos gordurosos, álcool e outros que contribuem para a má digestão.
Você sabia que quase metade dos brasileiros sente algum sintoma relacionado a má digestão?
A Federação Brasileira de Gastroenterologia realizou uma pesquisa que apontou os principais sintomas da população estudada em relação a má digestão: a azia, que apresentou cerca de 48% das queixas.
Além desta queixa, os participantes relataram sensação de enfartamento (sentimento indefinido de desconforto no abdômen superior ou também no estômago, durante ou após as refeições), popularmente dito como “não me caiu bem”.
Há impactos da má digestão na qualidade de vida?
Sim. Inclusive, é importante que a pessoa saiba diferenciar os quadros da má digestão em leves ou graves. São considerados quadros leves aqueles que ocorrem esporadicamente quando ingerimos determinados tipos de alimentos e acabam tendo uma melhora significativa sem necessidade de um tratamento clínico.
Já os quadros considerados mais críticos deste desconforto acabam prejudicando a qualidade de vida do indivíduo, pois podem apresentar, entre outros, vômitos, perda de peso, presença de sangue nas fezes e até mesmo carência nutricional.
Além disso, os sintomas da má digestão, sejam eles leves ou graves, implicam até mesmo no humor, podendo nos deixar impacientes, irritados, atrapalhando a rotina a ser desenvolvida.
E quais os alimentos/bebidas considerados gatilhos para a má digestão?
Existem alguns alimentos que são considerados como “gatilhos” para o surgimento de uma má digestão e que pessoas que são mais sensíveis precisam tomar cautela para evitar este desconforto. São eles:
- Alimentos ricos em gorduras;
- Óleos em excesso;
- Massas;
- Alimentos fermentativos (como o feijão);
- Alimentos enlatados;
- Refrigerantes;
- Álcool e bebidas ricas em cafeína.
Quais hábitos devo priorizar?
É comum, eventualmente, sentir sintomas leves de má digestão, portanto, é importante priorizar alguns hábitos para evitar o surgimento:
- Evite excessos de comida, coma somente o suficiente;
- Coma devagar e com calma, mastigue bem os alimentos;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Busque introduzir alimentos naturais e integrais em sua alimentação;
- Evite deitar-se logo após as refeições, principalmente após ingerir alimentos pesados;
- Procure não beber durante as refeições;
- Lembre-se de beber água ao longo do dia;
- Evite realizar jejuns prolongados.
Referências:
- Estadão. Pesquisa indica que quase metade dos brasileiros sofre com má digestão. 2018.
- Médis. Dieta e Nutrição. Indigestão: Porque ocorre e como evitar? 2018.
- Agência de Notícias das Hepatites. Má digestão – Alimentação, dieta e exercícios para ajudar o fígado na digestão. 2014.
- Gonzalez, FG. Paleari, LM. O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.13-24, 2006.
- Guia da Farmácia. Ázia e má digestão: consequências do estilo de vida. 2019.
Thalyta Karin de Souza
Nutricionista CRN-10/8301P
Eduardo Oliveira
Farmacêutico CRF-PR 22358