Metabolismo

Importância dos probióticos para o emagrecimento

21 de setembro de 2022 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Importância dos probióticos para o emagrecimento

Quando falamos em emagrecimento é normal que a primeira coisa a se pensar é “tenho que diminuir as minhas calorias diárias” e realmente vamos precisar deste déficit calórico, mas… será que é só isso?

Primeiro, precisamos ter em mente que a gestão do peso tem que ocorrer de forma saudável para que seja duradoura. A segunda parte é entender que o emagrecimento é um processo e é fundamental se apaixonar por este processo para que você consiga alcançar o seu objetivo e mantê-lo.

 

Microbiota Intestinal: Qual a sua importância no processo de emagrecimento?

Pensando neste processo, o intestino desempenha papel fundamental. A microbiota intestinal (formada no período pós-natal) é constituída por uma infinidade de bactérias que realizam diversas funções no organismo humano, tais como: proteção contra patógenos, modulação do sistema imune e absorção de nutrientes, por exemplo.

O desequilíbrio da microbiota intestinal tem sido considerado um elemento pró-obesidade, pois sua atividade metabólica é capaz de influenciar a modulação energética, o armazenamento de gordura, a função da barreira intestinal, o estado inflamatório e o peso corporal do indivíduo.

Além disso, a literatura científica evidencia que a composição da microbiota intestinal de indivíduos magros pode diferir da microbiota de indivíduos obesos, o que traz uma relação ainda mais significativa entre a microbiota e a obesidade.

 

Quais fatores podem influenciar a microbiota intestinal?

A microbiota intestinal merece uma atenção especial, isso porque quase tudo que fazemos no dia interfere na sua composição. Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar no dia a dia:

  • Mantenha uma alimentação rica em alimentos in natura e minimamente processados;
  • Evite o consumo de ultraprocessados;
  • Evite o consumo de bebidas e alimentos açucarados;
  • Consuma alimentos ricos em fibras;
  • Evite a ingestão de bebida alcóolica;
  • Cepas de probióticos podem auxiliar na manutenção/recuperação da microbiota intestinal;

 

Cepas de probióticos x Emagrecimento

Não é somente depois de uma virose que se toma probiótico não, viu gente? Define-se por probióticos os organismos-vivos capazes de beneficiar à saúde do indivíduo que o ingere em quantidades adequadas e podemos encontrar os probióticos na composição de alguns alimentos e suplementos alimentares.

Estudos demonstram que os probióticos podem ter efeito favorável na perda de peso e outros marcadores relacionados ao excesso de peso. Dentre os probióticos mais utilizados estão o gênero Lactobacillus com a cepa da espécie L. acidophilus e em relação às Bifidobacterium é comum o uso de cepas pertencentes às espécies B. lactis.

Sendo assim, um estilo de vida saudável e pensado na integridade da microbiota intestinal é importante quando o assunto é emagrecimento.

 

CURIOSIDADE

O corpo humano, aos dois anos de idade, estabiliza a sua colonização de bactérias podendo comparar á de um adulto.

Referências

1.Barbosa, JN. Obesidade, microbiota e uso de probióticos: uma revisão da literatura. 2022. 2. Modulação intestinal como coadjuvante na redução de peso: um estudo de revisão. 2022.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram