Lançamento Fitocalm: Passiflora Catarinense
23 de abril de 2020 . por Catarinense Pharma
Catarinense Pharma lança novo medicamento à base de Passiflora incarnata, a planta medicinal mais vendida no canal farmacêutico¹
Passiflora incarnata é o nome científico do Maracujá, planta medicinal tradicionalmente conhecida no Brasil por suas propriedades calmante e promotora do sono.
Brasil, um país ansioso.
De acordo com o Ministério da Saúde, em torno de 3% da população necessita utilizar medicamentos contínuos para transtornos mentais severos e mais 9% necessitam eventualmente de atendimento nos transtornos menos graves.1
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ansiedade pode ser considerada a principal doença diagnosticada, ocupando o quarto lugar entre os maiores problemas de saúde do Ocidente e a segunda causa de invalidez.2 Ainda segundo a OMS, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Em reforço aos pontos anteriores, é possível citar também que o Google relata que dentre os 10 principais sintomas pesquisados na rede de busca, a palavra ansiedade aparece na 5° posição, o que reforça o desejo dos pacientes em saber mais sobre o problema e buscar alternativas de tratamento.
A saúde mental é cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. Por exemplo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 se refere explicitamente ao compromisso de alcançar uma cobertura universal de saúde que inclua “saúde mental e bem-estar”.
A ansiedade é diferenciada em dois conceitos, ansiedade-estado (A-estado) e ansiedade-traço (A-traço). A ansiedade-estado é uma condição/estado transitório do organismo humano. A ansiedade-traço refere-se a diferenças individuais, na tendência em reagir a situações percebidas como ameaçadoras, apresentando elevação no estado de ansiedade.7
A ansiedade é considerada como um estado emocional transitório ou condição do organismo humano, caracterizando-se por sentimentos desagradáveis e por aumento na atividade do sistema nervoso autônomo.4 O indivíduo com transtorno de ansiedade tem sentimentos vagos de medo, apreensão, caracterizado por desconforto ou tensão por ter-se uma antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.5 O transtorno de ansiedade relaciona-se com componentes psicológicos e fisiológicos do desenvolvimento humano, podendo tornar-se patológica quando acontece sucessivamente e em situações que não são consideradas realmente ameaçadoras.4 A ansiedade afeta a qualidade de vida e a produtividade, podendo atrapalhar o desenvolvimento pessoal e social.6
Opção vegetal ao uso de produtos sintéticos
Espécies de Passiflora(“Maracujá”.) são com frequência reportadas como possuidoras de atividade sedativa, calmante, ou ainda por outras atividades sobre o sistema nervoso central. O nome maracujá de origem indígena, é empregado exclusivamente para designar as espécies do gênero Passiflora, da família Passifloracea, à maioria das quais é nativa da América do Sul. Muitas espécies são de uso medicinal popular, como sedativas e hipnóticas, além de serem também preconizadas contra o nervosismo, ansiedade e insônia.3
No caso de transtornos de ansiedade, o indivíduo passa a ter pensamentos ansiosos que persistem por todo o dia, associado a aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza e relação com qualquer contexto de perigo. A Passiflora tem grande utilização no tratamento da ansiedade, por apresentar ação ansiolítica, agindo como depressor inespecífico do sistema nervoso central. Pode-se encontrar como constituintes da Passiflora alcaloides, flavonoides, glicosídeos cianogênicos, fração de esteroides e saponinas.
Alguns estudos apontam para uma interação entre o sono e o comportamento emocional e, mais precisamente, entre o sono e a ansiedade. É provável que todos os seres humanos tenham experimentado ansiedade em algum momento. Dados demonstram que a ansiedade tem aumentado expressivamente na população e por isso alguns autores têm chamado o século XXI de “A Era da Ansiedade”.
Quando analisamos os dados do mercado farmacêutico brasileiro, fornecidos pela auditoria Close-Up, é possível verificar que o consumo anual de produtos com ação no Sistema Nervoso Central é de mais de 100 milhões de unidades e cresce a uma taxa constante (CAGR) de 7% ao ano. Ao olharmos especificamente o mercado de ansiolíticos (Classe N05B5) vemos um crescimento de 9% entre os anos de 2018 e 2019. Já o mercado de produtos compostos exclusivamente pela planta Passiflora incarnata (Maracujá) cresce a números ainda maiores, sua taxa de crescimento constante é de 11%, sendo que nos últimos 12 meses esta fatia de mercado cresceu 26%. Com este crescimento os produtos à base de Passiflora incarnata alcançaram 53% de market share dentro da sua categoria, tornando-se a 3º substância de ação no SNC (sistema nervoso central) mais consumida no Brasil.
Características do Produto.
O novo Passiflora Catarinense é um medicamento registrado na Anvisa como Produto Tradicional Fitoterápico. O produto será vendido em uma embalagem contendo 20 comprimidos revestidos – 2 blísteres com 10 comprimidos cada. Cada comprimido revestido do Passiflora Catarinense contém 300 mg de um extrato seco das partes aéreas da planta Passiflora incarnata, padronizado em 15 mg de flavonoides totais calculados como vitexina.
Quanto à indicação, o novo medicamento do Catarinense Pharma deverá ser utilizado para o tratamento da ansiedade leve, como estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade. Haja visto, que o produto atua no sistema nervoso central, produzindo um efeito sedativo e prolongando o período de sono.
O Passiflora Catarinense é um medicamento que irá atender as necessidades de tratamento de indivíduos adultos e também a crianças acima de 12 anos de idade. No que se refere a forma de consumo, é recomendada a ingestão de 1 a 2 comprimidos revestidos de 8 em 8 horas, totalizando uma dose diária de 45 a 90 mg de flavonoides totais calculados como vitexina. É importante destacar, que o produto não deve ser utilizado junto a bebidas alcoólicas ou associado a outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico.
Como data de lançamento prevista para janeiro de 2020, o produto irá compor o portfólio de produtos fitoterápicos do Catarinense Pharma que conta com grandes marcas, conhecidas nacionalmente a várias gerações como o xarope Melagrião® e o digestivo Figatil®.
Catarinense Pharma
O novo Passiflora Catarinense é produzido com os mais altos padrões de qualidade. À venda em todo o país na versão com 20 cápsulas, é produzida pelo Catarinense Pharma, uma indústria farmacêutica com mais de 70 anos de história e referência na produção de medicamentos e suplementos alimentares. A empresa está localizada em Joinville, região Norte de Santa Catarina e trabalha constantemente para o uso consciente e correto da fitoterapia pelos profissionais de saúde e consumidores. O pioneirismo e expertise na fabricação de fitoterápicos no Brasil traz ao portfólio do Catarinense Pharma fórmulas exclusivas.
Nossos fitoterápicos passam por um criterioso controle de qualidade. Além da qualificação dos fornecedores de matéria-prima e embalagem, são realizados estudos de estabilidade que garantem a qualidade dos produtos durante todo seu prazo de validade. Os produtos passam por uma sequência cautelosa de estudos em que são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas, evitando que haja variação dos altos parâmetros de qualidade estabelecidos, garantindo assim sua eficácia, segurança e qualidade.
Além da alta tecnologia e cuidado na produção dos fitoterápicos, o Catarinense Pharma possui uma equipe altamente qualificada, reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua expertise na pesquisa e desenvolvimento de produtos desta categoria. Além disso, mantemos parcerias com universidades e cientistas para desenvolvimento de pesquisas com intuito de garantir a inovação constante dos produtos em portfólio.
Referências: 1. Lima DR. Manual de Farmacologia Clínica, Terapêuticae Toxicológica. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan S. A., 2004;874p. 2. Maldonato M. Os aposentos vazios da depressão. Viver Mente & Cérebro. Ediouro Gráfica,2005; Ano XV-Nº160;38-47. 3. Correa AD, Batista RS, Quintas LEM. Plantas Medicinais do Cultivo à Terapêutica. 6 ed. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2003. 4. Speroni E. Neuropharmacological Activity of Extracts from Passiflora incarnata. Planta Médica. 2008;54. 5. Soulimani, R, Younos, C., Jarmouni, S., Bousta, D.,Misslin, R. & Mortier, F. Behavioural effects of Passiflora incarnata L and its indole alkaalkaloid andvonoid derivatives and maltol in the mouse. Journal of Ethnopharmacology, 1997;57:11-20.6. Lakhan SE, Vieira KF. Nutritional and herbal supplements for anxiety and anxiety related disorders: systematic review. Nutritional Journal,2010; 9(42):1-14.7. Spielberger CD, Gorsuch RL Lushene RE. Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE. Rio de Janeiro: CEPA; 1979.
AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Fitocalm® M.S. 1.0066.3397.007-1 DCB: Passiflora incarnata L.. Contraindicações: Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este produto não deve ser utilizado junto a bebidas alcoólicas. Também não deve ser associado a outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico. Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações. Este produto é contraindicado para uso por pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Este produto contém os corantes amarelo de quinolina laca de alumínio e amarelo crepúsculo laca de alumínio, que podem eventualmente causar reações alérgicas. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Fitocalm é um medicamento. Durante seu uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas.