Essencialismo: como priorizar tarefas no dia a dia
27 de novembro de 2020 . por Vanderli Marchiori (CRN 3/3343)
Estratégia eficaz para reduzir estresse físico e mental, melhorando o foco e a concentração.
Você sabe o que é essencial em sua vida neste exato momento? Você sabe diferenciar “prioridade” de “essencial”? Difícil não é mesmo? Muitas vezes o que é prioritário nem sempre é essencial e o essencial passa a ter um segundo plano que nunca deveria existir.
Talvez seja mais claro com um exemplo: você sonha em viajar para um país distante e para realizar este sonho, mesmo neste exato momento em que muitas fronteiras permanecem fechadas, decide fazer seu primeiro passaporte. Para isso tem que separar documentos, tirar fotos especificas, ficar mais de quarenta minutos no site adicionando informações e outros tantos minutos checando a disponibilidade de agenda que nem aberta está. Virou prioridade a realização deste sonho distante a emissão do passaporte.
Mas, enquanto isso, sua família está esperando você para preparar uma boa panela de pipocas, assistir um filme juntos ou para fazer uma refeição prazerosa, coberta de felicidade e diversão genuínas… e a sua insistência na prioridade afeta negativamente a experiência de ser feliz com quem você ama. O “essencial”, que virou segundo plano, deixou frustração a sua volta e a prioridade nem se completou e você nem viajou. Entendeu a diferença? Pois bem, agora que estamos num momento maior de compreensão, volto a perguntar… o que é essencial?
Talvez o mais básico mesmo como ter um emprego, alimentos para todos, local para morar… e aí o essencial e prioritário andam juntos. Porém, se você já tem este degrau da Pirâmide de Maslow concluído, repense.
Viva com menos. Menos apego material e mais consciência coletiva. Menos roupas e sapatos e mais compartilhamento de risadas e afetos. Menos bens materiais e mais bens intangíveis que alimentam a alma e o coração. E com menos somos bem mais. Mais autênticos e mais humanos, mais felizes e serenos, mais desapegados e mais focados. Concentrados e focados no que nos é essencial para uma vida longa e integralmente próspera. Por isso, neste exato momento do mundo, supere os momentos de estresse causados pela sobrecarga do secundário (e algumas vezes “inútil” mesmo #prontofalei) e concentre-se no que é mais importante.
Para isso vou elencar cinco dicas preciosas para priorizar as tarefas no dia a dia:
1 – Faça uma lista de desejos: liste tudo o que deseja fazer nos próximos três meses e guarde por três dias em alguma gaveta longe de seus olhos.
2 – Faça uma lista de amores: liste, em outro momento, todos os fatos e ou situações que tragam felicidade, alegria e ou amor ao seu dia a dia e deixe esta lista o mais visível possível e continue incluindo itens a ela todos os dias.
3 – Depois de três dias resgate a sua lista de desejos e destaque (com caneta colorida ou marca texto) o que, além de você desejar também, traz momentos de felicidade.
4 – Prepare um chá de ervas relaxantes e coloque uma música calma e tranquila (sugestão: ouça uma coletânea celta de uma cantora espetacular chamada Enya). Prepare seu coração e escolha as três atividades mais importantes que estão nesta lista colorida.
5 – Abra a sua agenda semanal e escolha conscientemente o que pode ser eliminado (pois não faz mais sentido estar ali) e inclua estas três atividades em todas as semanas. Comece agendando, pois assim você lembrará de cumprir o “essencial” e deixará de lado o que sobrecarrega sem necessidade. Ah, e aprenda a terceirizar o que é possível. Você não precisa fazer tudo para todos (e dentro desta reflexão peço, com muito amor, que você deixe as pessoas que estão a sua volta crescerem e realizarem parte de suas tarefas de hoje, está bem?).
Estes passos fazem parte de uma estratégia eficaz para reduzir estresse físico e mental, melhorando o foco e a concentração. E ao mesmo, tempo devemos garantir a prática de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, e alimentação com duas frutas e três vegetais, no mínimo, todos os dias. Manter a atividade física regular e consumir alimentos de origem vegetal é a base de fabricação e liberação de neurotransmissores que modulam nossas emoções e nossas atitudes mentais.
Se você tem dificuldades ainda em incluir vegetais precisa entender que as fibras mais as vitaminas A, C e do complexo B auxiliam no bom funcionamento celular. Assim como a realização de atividade física é fundamental para a liberação de dopamina e serotonina que garantem o bem-estar físico e emocional.
Procure um profissional de saúde especializado para que ele possa analisar o seu momento e também prescrever uma dieta rica em aminoácidos. Uma alimentação adequada e individualizada garante o sucesso de seu novo momento. E eu desejo de verdade que ele seja mais verdadeiro, mais equilibrado, focado e ESSENCIAL.
Seja mais você e menos o supérfluo.
Vanderli Marchiori – Nutricionista (CRN 3/3343), fitoterapeuta, membro da ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal e com vários cursos de Mindfulness na Omega University.
Referência: Tardy,AL et al Vitamins and Minerals for Energy,Fatigue And Cognition: a Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence – Nutrients January 2020.