Vitaminas e Minerais

Dicas para fugir da dor muscular pós atividade física

25 de janeiro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

A busca por informações sobre saúde na internet é muito comum e a procura pelo tema “dores musculares” cresceu significativamente neste período. Mas, você tem ideia do porquê desse crescimento?

Segundo o IBGE, o sedentarismo atinge 40,3% dos brasileiros. Em paralelo a isto estamos próximos a completar 1 ano de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID 19 e este período de reclusão certamente resultou em aumento do percentual apresentado anteriormente.

A ausência de movimento ou mesmo o retorno às atividades físicas podem resultar no aumento dos episódios de dores musculares/articulares. Muitas pessoas acostumadas a praticar exercícios físicos optaram por fazer uma pausa nas suas atividades durante o isolamento social. Ao retornarem a esta prática muitas delas sentem desconfortos especialmente nas articulações e nos músculos.

Há também um grande grupo de pessoas que despertaram para a saudabilidade nos últimos meses e descobriram que a atividade física é uma ferramenta fundamental para a manutenção da saúde. Muitos destes novos praticantes, aproveitaram o saldo de tempo decorrente do home office, já que não precisavam mais dispender horas para se deslocar ao trabalho, e deram início a novos hábitos esportivos, entretanto, quando o seu corpo não está acostumado é normal sentir dores musculares após os exercícios.

Mais recentemente, houve a flexibilização do isolamento social em algumas regiões e prática de atividades físicas em espaços compartilhados, como academias e parques voltou a ganhar força.  Diversas pessoas também se sentiram mais seguros para voltar à rotina de saúde ou aproveitaram o começo do ano para iniciar um novo hábito em ambientes abertos. Vale ressaltar que ainda é preciso manter todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus.

Independente se você já praticou ou está começando agora uma rotina de atividade física existem alguns cuidados básicos nos exercícios para os desempenharmos de forma segura e evitar possíveis desconfortos musculares. Confira abaixo:

  • Utilize roupas e calçados confortáveis;
  • Não esqueça de realizar os alongamentos antes de iniciar e ao terminar os seus exercícios;
  • Inicie os seus exercícios de forma gradual. Comece devagar e aumente aos poucos;
  • Faça refeições leves até 1h antes da sua atividade e não esqueça da água;
  • Procure não desempenhar exercícios em meio a poluição (tráfego intenso de veículos, por exemplo);
  • Busque sempre o acompanhamento de um profissional habilitado para evitar lesões e obter os melhores resultados.

Além disso, a alimentação também possui um papel importante nessa retomada e, assim como a atividade física, é uma ferramenta importante no cuidado com a saúde e na prevenção de doenças. A seguir, preparamos algumas dicas de alimentação para te auxiliar:

  • Procure manter uma alimentação variada na sua rotina, não faça restrições severas, seja gentil consigo mesmo;
  • Escolha os seus alimentos pela boa qualidade nutricional. Investigue, leia rótulos e procure informações;
  • Inclua na sua alimentação, sempre que necessário, alimentos in natura ou que sejam minimamente processados;
  • Quando possível inclua alimentos que contenham magnésio em sua rotina, ele é um mineral que participa no processo de metabolismo energético e auxilia na manutenção da função muscular. Você pode encontrar no abacate, amendoim, grão de bico, peixes e em outras apresentações também;
  • Antes do seu exercício (até 1h antes) realize refeições fonte de carboidrato para fornecer energia necessária para desempenhar sua atividade, como um sanduíche com pão integral ou uma tigela com frutas em cubos e cereal integral ou banana com aveia, por exemplo. Utilize a criatividade;
  • Após a atividade procure consumir carboidratos não integrais, como pão e arroz branco para repor a energia perdida rapidamente. Além disso, consuma alimentos fonte de proteína, como queijos magros, iogurtes e outros;
  • Ah! Não esqueça de consumir água antes, durante e após o exercício. Mantenha sempre uma garrafinha por perto.

Gostou das dicas? Caso você tenha dúvidas sobre exercícios e alimentação busque o acompanhamento de profissionais habilitados para uma orientação individual de acordo com a sua necessidade específica.

Referências

  • Associação Brasileira de Nutrologia. O magnésio pode melhorar o desempenho do exercício?
  • Agência Brasil. IBGE: 40,3% dos adultos são considerados sedentários no país. 2019.
  • Palha, C. Gouveia, M. Fernandes, SG. Suplementação oral de magnésio na prevenção de cãibras musculares: revisão baseada na evidência. 2020.
  • Decode, Kronberg. Um olhar do digital sobre a saúde mental e o trabalho, 2020.
  • Biernath, André. Veja Saúde. As muitas dores na pandemia. 2020.
  • Instituto Federal do Ceará. Cartilha básica para a prática de exercícios físicos. 2020.
  • Lima Junior, LC. Alimentação saudável e exercícios físicos em meio á pandemia da covid-19. Boletim da Conjuntura, v.3, n.9, 2020.

Thalyta Karin de Souza
Nutricionista CRN-10/8301P

Eduardo Oliveira
Farmacêutico CRF-PR 22358

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram