Calos e Verrugas

Como tratar calos e verrugas

8 de fevereiro de 2022 . por Catarinense Pharma

Quem nunca sofreu com calos e verrugas ou conhece alguém que precisou tratar/remover este problema? De fato, é algo bastante incômodo, por isso, preparamos alguns tópicos explicando mais sobre o que são calos, verrugas e como evita-los ou trata-los de forma correta. Continue a leitura abaixo.

O que são calos? Como surgem?

De acordo com a Associação de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, os calos e as calosidades (lesões mais amplas que os calos) se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína produzida pelas células da nossa pele, especificamente na camada mais superficial. Este aumento da atividade dos queratinócitos é devido a uma estimulação da epiderme, causada por uma pressão crônica ou fricção da pele. A hiperqueratose é uma resposta protetiva da pele, que se torna patológica quando o crescimento do calo dá origem aos sintomas característicos desta patologia.

E sim, existem tipos de calos: calos digitais, calos interdigitais, calos intertriginosos e as calosidades, que comentamos no início.

Os pés são os mais comuns a sofrerem com calos, mas fazer atividades de musculação sem luvas ou trabalhar em obras carregando peso pode favorecer o aparecimento de calos nas mãos.

O que são verrugas? Como surgem?

De forma geral, as verrugas são lesões de pele causados pelo vírus papilomavírus humano (HPV) e se disseminam pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. Existem vários tipos de manifestações de verrugas, leia abaixo alguns exemplos:

  • Verrugas vulgares (comuns). Iniciam-se como pequenas pápulas translúcidas, da cor da pele, do tamanho de uma cabeça de alfinete, e crescem durante várias semanas ou meses até se transformarem em pápulas maiores, hiperceratósicas, da cor da pele ou mais escuras e de superfície irregular.
  • Verrugas plantares e palmares. Lesões hiperceratósicas, sólidas, planas ou elevadas, que interrompem os sulcos da pele (ao contrário das calosidades). Ocasionalmente observam-se pontos capilares vermelhos ou negros.

Como tratar calos e verrugas?

Em relação aos calos, pelo fato de esta estrutura criar desconforto e causar dor, existem vários tratamentos disponíveis. As substâncias mais utilizadas no tratamento desta patologia incluem substâncias queratolíticas, como a ureia, alfahidroxiácidos (ácidos glicólico, málico ou lático) ou beta-hidroxiácidos (ácido salicílico). Várias preparações incluem na sua constituição ácido salicílico, que remove as camadas de queratócitos.

Ah, e não esqueça de utilizar calçados que acomodem a mecânica dos pés, utilizar protetor para atividades de musculação ou trabalhos com peso e, caso seja necessário, produtos destinados para tal.

Já para as verrugas comuns, a terapia ceratolítica, com uso de fórmulas como ácido lático (5 a 20%) c ácido salicílico (5 a 20%) em colódio flexível, pode ser realizada pelo próprio paciente e apresenta índice de melhora de 60 a 80% em 12 semanas, a exceção das verrugas plantares em mosaico. Os agentes ceratolíticos atuam através da remoção mecânica das células acometidas e dos vírus da verruga e também provocam reação inflamatória moderada que facilita o reconhecimento imunológico e ataque aos vírus.

Quando necessário, busque orientação de um profissional de saúde habilitado para uma conduta individual.

Referências

1.Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé. Saúde do tornozelo e pé – Calos e Calosidades. Disponível em https://www.abtpe.org.br/saude-tornozelo-pe/calos-e-calosidades/ Acesso em 21 de janeiro de 2022.

2.Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Verrugas. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/verrugas/> Acesso em 21 de janeiro de 2022.

 

Thalyta Souza

Nutricionista CRN 108301

 

Eduardo Oliveira

Farmacêutico CRF-PR 22358

Escrito por

Catarinense Pharma

Nosso Instagram