Digestão

Como cuidar do fígado após excessos?

22 de fevereiro de 2023 . por Vanderli Marchiori (CRN 3/3343)

Épocas bastante festivas e repletas de comemorações que carregam junto um aumento expressivo no consumo de alimentos fritos e drinks, muitas vezes sem nenhuma hidratação adequada durante o momento.

Como entender os sinais do corpo? Aproveitar e celebrar compartilhando delicias é muito bom. Mas o fígado sofre! Azia, sensação de má digestão com distensão, barriga inchada e dura, enjoos, boca amarga e/ou dores de cabeça podem surgir.

QUAL A FUNÇÃO DO FÍGADO?

Todos estes sinais e sintomas no parágrafo acima mostram a sobrecarga do fígado. Ele é um órgão bem importante no sistema digestivo, como se fosse uma “usina de transformação”. Transforma alimentos em nutrientes. Filtra toxinas. Libera sucos digestivos. Equilibra a digestão de comidas e bebidas. Produz enzimas.

Através de todo este processo sincronizado filtra nutrientes de metabólitos, que são os “lixos” que nosso corpo produz com substâncias que não são úteis. O fígado é responsável por regular estoques e também tentar equilibrar o metabolismo de maneira geral.

O fígado já tem muito trabalho sem sobrecarga, ou seja, quando há excessos não consegue digerir tudo nem filtrar adequadamente e é por isso que a boca amarga, é a bile dizendo claramente que foi produzida demais, por exemplo.

COMO EQUILIBRAR ESTES EXCESSOS?

O uso de plantas medicinais pode ser uma estratégia para equilibrar estes excessos. A alcachofra inibe as enzimas digestivas, aumenta a secreção biliar e pode melhorar a função hepática. Em um estudo, a administração oral aguda e repetida promoveu um aumento significativo no fluxo biliar (RODRIGUEZ et al., 2002).

Já o boldo-do-chile apresenta moderada atividade inibitória contra lipase pancreática (YU, COOK, SANTANAM, 2009; VILLIGER et al., 2015).

Há produtos no mercado que combinam seus extratos individuais para promover funções do fígado e da vesícula biliar, já que tem sido utilizada há vários anos devido a sua reconhecida ação colerética, ou seja, aumentam o volume de secreção de bile do fígado (HMPC, 2016). O uso combinado também é utilizado como colagogo (promove a descarga biliar), nas perturbações digestivas decorrentes de doenças do fígado (MELLO et al., 2009).

DICA DA NUTRI:
QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA UTILIZAR BOLDO E ALCACHOFRA?

Na prática clínica, algumas recomendações referentes ao consumo das plantas são orientadas imediatamente antes das refeições e/ou comemorações e também, em alguns casos, antes de dormir para auxiliar no cuidado com o fígado durante o sono. Além disso, é importante manter a hidratação durante todo o dia e sempre aliado a hábitos de vida saudáveis, reduzir alimentos fritos, drinks e praticar exercícios regularmente.

Referências:
1.MELLO, JRB; MELLO, FB.; LANGELOH, A.. Estudo de Toxicidade Pré-Clínica de Fitoterápico Contendo Gentiana lutea, Rheum palmatum, Aloe ferox, Cynara scolymus, Atropa belladona, Peumus boldus e Baccharis trimera. Latin American Journal of Pharmacy, v. 27, n. 1, p. 10-6, 2008. 2.RODRIGUEZ, T. S.; GIMÉNEZ, D. G.; DE LA PUERTA VÁZQUEZ, R. Choleretic activity and biliary elimination of lipids and bile acids induced by an artichoke leaf extract in rats. Phytomedicine, v. 9, n. 8, p. 687-693, 2002. 3. YU, B.; COOK, C.; SANTANAM, N. The aporphine alkaloid boldine induces adiponectin expression and regulation in 3T3-L1 cells. Journal of medicinal food, v. 12, n. 5, p. 1074-1083, 2009.

Escrito por

Vanderli Marchiori (CRN 3/3343)

Nutricionista, formada pela Faculdadea São Camilo e Fitoterapeuta pelo Manchester Institute. - Idealizadora do CEFITOS Centro de Estudos em Fitoterapia e Saúde - Membro da Associação Brasileira de Fitoterapia e da Associação Argentina de Fitomedicina - Fundadora da Associação Paulista de Fitoterapia - Fundadora e Conselheira da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva - Colaboradora Técnica do Conselho Federal e Regional de Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição - Fitoterapeuta pelo Medicina Natural Alternativa no Manchester Institute of Medicine - Instrutora Oficial de Mindfulness Based Eating - Professora Convidada de Hospitais e de várias Universidades Publicas e Privadas nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Nutrição e Medicina - Fundadora da Sociedade Brasileira de Nutrição Esportiva e Associação Paulista de Fitoterapia

Nosso Instagram