Como a Laranja Moro age no organismo para ajudar na perda de peso
20 de setembro de 2023 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Você já fez dieta mediterrânea, cetogênica, low carb, paleolítica, dieta do ovo, da lua, jejum intermitente e mesmo assim não conseguiu emagrecer? Saiba que isso é muito comum e a maior dor dos pacientes nos consultórios. Hoje, meu papel aqui é te ajudar a sair desse ciclo e traçar estratégias para adotar um estilo de vida saudável e obter os seus resultados sem efeito rebote, assim como os meus pacientes.
A chave para um emagrecimento de sucesso é a reeducação alimentar – uma mudança permanente das escolhas dos alimentos que você consome, optando pelas versões mais saudáveis. Veja, não é necessário fazer exclusões radicais de alimentos da sua rotina, mas sim, entender a frequência e a quantidade que você vai comer. Abaixo listei os 3 principais pontos sobre reeducação alimentar que você pode colocar em prática hoje mesmo.
PILARES PARA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EFICIENTE
- Planeje sua refeição. Não espere encontrar frutas e alimentos gostosos saudáveis ao abrir a sua geladeira se você não os compra.
- Faça atividade física. Ela é importante para aumentar o seu gasto energético no dia e, aliada a reeducação alimentar, pode te fazer perder peso. Além disso, você mantém seu corpo firme e sem flacidez.
- Evite petiscos. Apesar de serem pequenos, os petiscos tendem a ser ricos em calorias, então mesmo comendo 1 ou 2 unidades, você está ultrapassando o limite para atingir o seu objetivo.
SE MANTENHA EM DÉFICIT CALÓRICO
Agora que você já viu os 3 principais pontos, precisamos alinhar mais uma coisa: déficit calórico – você precisa dele para o emagrecimento. Déficit calórico é quando a quantidade de calorias que você ingere no dia é menor do que você gasta.
Uma estratégia que auxilia muito é incluir alimentos com menor valor calórico em maior quantidade, assim você come mais e ainda se mantém em déficit calórico. Por isso, priorize abóbora (creme de abóbora, abóbora assada na air fryer), cenura (crua ou assada, na sopa ou como snack), rúcula, alface, pão integral, iogurtes naturais, suco de limão, maracujá ou acerola, carnes magras (coxão duro, coxão mole, lagarto, maminha, patinho).
EFEITO PLATÔ (NÃO EMAGREÇO MAIS): E AGORA?
Depois de um tempo fazendo dieta, seu organismo entra no que chamamos de “efeito platô”, ou seja, quando a perda de peso fica estagnada, mesmo você fazendo tudo certinho. Aí que entram as estratégias adicionais que listei para você:
- Alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina E (tocoferol), por exemplo, podem ser consumidos na rotina, pois auxiliam a diminuir a inflamação do organismo, fazendo com que você responda melhor ao processo de emagrecimento. As frutas vermelhas são ótimos antioxidantes.
- Laranja Moro – agindo nos adipócitos, células que são especializadas e responsáveis pelo armazenamento de gordura, localizadas, principalmente, na região abdominal.
- Aumente o consumo de proteínas (carnes magras).
- Mude do treino e adeque a intensidade.
- Verifique a quantidade sal que está consumindo. O alto consumo aumenta a retenção de líquido e o inchaço abdominal e não é o que queremos, certo?!
Espero que esse conteúdo tenha ajudado. Você já tem a receita do bolo em mãos, agora é só ter foco no seu objetivo e começar a sua mudança de hábitos, principalmente para uma alimentação saudável.