Pele e Beleza

Caspa: o que é e como evitar

1 de julho de 2021 . por Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

O que é a caspa 

A caspa nada mais é do que o nome popular dado a uma descamação que normalmente ocorre no couro cabeludo, e que também pode afetar algumas regiões da face (principalmente sobrancelha e barba) e das orelhas.

Por que surge a caspa

É causada pela Dermatite Seborreica, a qual se trata de uma inflamação crônica (com longa duração) e que se caracteriza pelo excesso de oleosidade. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano só no Brasil com essa condição.

A Dermatite Seborreica não apresenta causa definida, mas considera-se que, além de fatores genéticos, as condições externas são determinantes para o seu surgimento. Sendo assim, a oleosidade do couro cabeludo, possivelmente causada por excesso de água quente, excesso de condicionador, uso de boné ou outros adereços de forma recorrente, consumo de álcool e tabaco, alimentação inadequada e até mesmo a presença do fungo Pityrosporum ovale são causas para a manifestação da dermatite e, portanto, da caspa.

Sintomas

As manifestações podem variar de acordo com a gravidade da Dermatite Seborreica e dos cuidados que o indivíduo apresenta, porém, de forma geral, os sintomas incluem:

  • Oleosidade do couro cabeludo
  • Vermelhidão da área acometida
  • Escamas esbranquiçadas que descamam – caspa
  • Escamas amarelas com característica oleosa
  • Coceira
  • Queda de cabelo

Veja alguns cuidados para evitar a caspa

É fundamental o cuidado com a caspa, já que essa condição pode afetar o estilo de vida e trazer desconfortos para o dia-a-dia. Isso porque, quando o couro cabeludo inicia a descamação, essas escamas esbranquiçadas podem ficar evidentes, não só no couro cabeludo mas, por vezes, podem cair na roupa e causar constrangimentos. Veja alguns cuidados para evitar que essas situações ocorram:

  • Cuidar com o uso recorrente de boné, chapéus e toucas
  • Higienizar corretamente o couro cabeludo
  • Evitar banho com água muito quente
  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Atentar-se ao consumo de álcool e tabaco
  • Evitar o contato de condicionador ou outros produtos que podem intensificar a oleosidade
  • Secar bem o couro cabeludo e os cabelos após lavagem

Tratamentos para a caspa

O tratamento para a caspa é fundamental visando a melhora na qualidade de vida. Existem momentos de melhora e de piora, sendo assim, algumas medidas são importantes para auxiliar nesse processo, como por exemplo: o uso de produtos dermatológicos indicados para higiene do couro cabeludo e dos cabelos, uso de xampus e/ou tônicos capilares específicos para essa condição e, em casos mais graves, é recomendado o consumo de medicamentos indicados por um profissional habilitado.

Passo a passo para higienização capilar

  1. Lavar os cabelos de preferência com água gelada ou morna
  2. Aplicar produtos para correta higienização
  3. Enxaguar e remover bem os produtos que foram utilizados
  4. Secar o cabelo com cuidado – cuidar com o uso de secadores para não irritar o couro cabeludo

Curiosidade: Caspa ou descamação: existe diferença?

A caspa se trata de uma descamação intensa do couro cabeludo. Porém existem outras regiões do corpo que também são acometidas pela descamação, como ao redor do nariz, pálpebras, sobrancelhas, lábios, atrás da orelha, tórax, ao redor da virilha e nas axilas. Nesses casos, a descamação não é nomeada de “caspa”.

 

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia.Dermatite seborreica. Acesso em: 09/06/2021.
  2. Clark, GW. Pope, SM. Jaboori, KA. Diagnosis and treatment of seborrheic dermatitis. Am Fam Physician. 2015.
  3. Borda, LJ. Wikramanayake TC. Seborrheic Dermatitis and Dandruff: A Compreensive Review. J Clin Investing Dermatol. 2015.

Escrito por

Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

Nosso Instagram