Novembro Azul: saiba mais sobre a relação da alimentação e o câncer de próstata
15 de novembro de 2023 . por Catarinense Pharma
Novembro Azul: saiba mais sobre a relação da alimentação e o câncer de próstata
O ano de 2023 está chegando ao fim. Mas, antes de acabar, ainda dá tempo de falarmos a respeito de um assunto fundamental: a saúde do homem.
Estamos no Novembro Azul, uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre o bem-estar masculino e os riscos do câncer de próstata. Por isso, nada melhor do que nos aprofundarmos mais nesta doença, e como preveni-la por meio da alimentação. Confira ainda uma dica extra que pode ajudar no seu bem-estar.
Continue a leitura e saiba mais!
Câncer de próstata: uma ameaça silenciosa
Esse é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para termos uma ideia, estima-se que mais de 1,4 milhão de novos casos foram diagnosticados no mundo inteiro só no ano de 2020.
Trata-se de uma condição que afeta a próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. As chances de cura são altas quando diagnosticado precocemente, mas o problema é justamente esse: em muitos casos, a doença é assintomática, dificultando a sua identificação.
Fonte: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer
O poder dos alimentos
A alimentação é uma grande aliada na prevenção do câncer de próstata.
Isso porque alimentos ricos em antioxidantes ajudam na neutralização dos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar danos ao DNA e aumentar o risco de câncer. Alguns exemplos são:
- Açafrão;
- Brócolis;
- Tomate;
- Nozes;
- Frutas vermelhas;
- Abacate.
Fonte: Nutrition, Exercise and Prostate Cancer, por Prostate Cancer Foundation (PCF)
Coenzima Q10: um poderoso antioxidante
A Coenzima Q10 pode ser obtida da dieta ou de suplementos alimentares, mas é também produzida endogenamente. Carne, aves e peixes são as fontes mais concentradas de CoQ10, e a ingestão diária desses alimentos fornece entre 2 a 20 mg. Pequenas quantidades são encontradas em cereais, soja, nozes e vegetais, particularmente espinafre e brócolis.
Fonte: 5. Rogério Leal Santos. Coenzima Q10. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Habilitação em Medicina Biomolecular. Janeiro, 2012
Saiba mais
Acompanhe o nosso blog para conferir mais dicas de saúde e bem-estar.