Nutrição

Afinal, os suplementos podem substituir uma dieta saudável

8 de agosto de 2023 . por Catarinense Pharma

A suplementação está cada vez mais presente no cotidiano. O complexo nutritivo pode trazer inúmeros benefícios à saúde, especialmente para esportistas, que necessitam de nutrientes específicos para alcançar os seus objetivos.

No entanto, a alternativa é utilizada de maneira excessiva por algumas pessoas, inclusive como substituta para dietas saudáveis. Mas, será que isso é possível? Descubra a resposta a essa pergunta e mais detalhes a respeito do tema a seguir.

O que é a suplementação?

Os suplementos alimentares servem para complementar uma dieta e nutrir o corpo com vitaminas que possam estar em falta no organismo. Eles devem ser prescritos preferencialmente por um médico nutricionista e têm como objetivo ajudar na performance do treino, reduzir a fadiga e o percentual de gordura, aumentar a massa muscular e o bem-estar de forma geral. 

A suplementação pode ou não substituir uma dieta saudável?

A resposta é não! Isso porque, geralmente, os nutrientes provenientes de cápsulas e injetáveis não são absorvidos da mesma maneira do que aqueles vindos de alimentos saudáveis.

Portanto, o ato de comer deve ser sempre a primeira opção! Em alguns casos, onde o paciente possui alguma restrição, torna-se necessário suplementar determinados grupos alimentares. Mas, no geral, os suplementos não devem substituir uma dieta saudável.

É preciso entender que os complexos vitamínicos servem para complementar a alimentação e, por isso, não podem servir como substitutos. Vale ressaltar que é impossível enganar o seu corpo. Caso consuma alimentos de baixa qualidade nutricional, não irá adiantar utilizar suplementos para compensar.

Quais são os riscos em substituir uma dieta saudável por suplementos?

Ao usar suplementos alimentares sem orientação médica e como substitutos de uma dieta saudável, o funcionamento metabólico do corpo pode ser alterado, ocasionando diversos efeitos colaterais, como queda de cabelo e taquicardia, por exemplo.

Outra consequência é o aumento do apetite, principalmente quando a pessoa faz uso da suplementação como substituta da alimentação. Muitas vezes, nesses casos, acaba consumindo um maior número de produtos industrializados e deixa de lado alimentos saudáveis.

Qual é a recomendação dos nutricionistas?

De acordo com os profissionais da nutrição, nenhum suplemento deve substituir as refeições. A suplementação foi desenvolvida para suprir carências nutricionais. Além disso, antes de fazer uso de qualquer produto, é preciso realizar exames de sangue e consultar um médico especializado. 

A partir disso, é possível identificar possíveis déficits de vitaminas e nutrientes, criar um programa de dieta personalizado e fazer uso da suplementação adequada, garantindo que o paciente alcance os seus objetivos de saúde e bem-estar.

Saiba mais

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais informações sobre suplementação e saúde. 

Escrito por

Catarinense Pharma

Nosso Instagram