Pele e Beleza

Ácido hialurônico: o que é e para que serve

20 de dezembro de 2021 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

É normal que com o passar dos anos aconteça o processo de envelhecimento natural, modificando a aparência e as funções da pele. Mas, atualmente, o envolvimento das pessoas com a beleza faz com que a busca por alternativas não cirúrgicas para melhorar a saúde da pele cresça cada vez mais, principalmente as diversas formas de utilização de uma substância chamada “ácido hialurônico”.

Uma dessas formas de utilização de ácido hialurônico é por meio de suplementação alimentar, agindo na beleza de dentro para fora. Neste conteúdo você vai encontrar alguns tópicos importantes sobre essa substância, inclusive a sua utilização além do mundo beauty. Continue a leitura para saber mais!

O que é o Ácido Hialurônico e como age no corpo?

O ácido hialurônico é uma substância encontrada em todos os vertebrados, principalmente nos tecidos conjuntivos como cartilagem, osso e pele. Como vimos, o ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo humano, mas as nossas reservas diminuem lentamente à medida que envelhecemos, alterando o volume, hidratação, sustentação e elasticidade, deixando a pele com aspecto mais envelhecido.

Algumas pessoas podem não saber, mas a pele é o maior órgão do corpo humano e está em frequente renovação, funcionando como uma barreira protetora contra agentes exógenos. O conteúdo total aproximado de ácido hialurônico é de 15g a cada 70kg e metade é encontrado na pele, mais especificamente entre a derme e a epiderme (camadas da pele).

camadas da pele

Fonte: Google Imagens, 2021.

Quais os benefícios do Ácido Hialurônico?

De acordo com a literatura científica, a suplementação alimentar com ácido hialurônico pode auxiliar a reestabelecer o equilíbrio osmótico e as propriedades físicas da matriz extracelular da derme e epiderme. Assim, pode acontecer o reestabelecimento do volume, suavizando linhas de expressão que atualmente incomodam muitas pessoas.

Para minimizar os sinais do envelhecimento, a suplementação com ácido hialurônico é uma excelente alternativa, pois ela é uma das moléculas mais hidrofílicas encontradas na natureza, funcionando como uma esponja molecular, capaz de reter água de 500 a 1.000 vezes o seu próprio peso, o que demonstra que ele é capaz de nutrir intrinsecamente a pele, tornando-a mais elástica, reduzindo a aparência das rugas

Além disso, é descrito na literatura a sua ação antioxidante, pois tem capacidade de sequestrar radicais livres (moléculas cujos átomos possuem um número ímpar de elétrons) proveniente da radiação UV.

Como encontrar o Ácido Hialurônico em alimentos?

A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori (CRN 3/3343) fez uma lista para te ajudar a encontrar o ácido hialurônico a partir da dieta. Confira abaixo alguns deles:

  • Caldo de ossos
  • Caldo de espinhas e cabeça de peixe
  • Alcachofra
  • Batata doce

Quando a suplementação pode ser considerada?

A forma comercial de ácido hialurônico é o hialuronato de sódio (obtido pela fermentação de Streptococcus zoopidemicus) com baixo peso molecular, que penetra nas camadas mais profundas da pele e no interior das articulações.

A suplementação de ácido hialurônico pode ser considerada após a avaliação e orientação de um profissional de saúde habilitado de acordo com as necessidades do indivíduo com idade igual ou superior a 19 anos. Não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças.

De forma geral, a suplementação de ácido hialurônico pode auxiliar em casos de pessoas que buscam alternativas para uma beleza de dentro para fora, pois manter a aparência saudável reflete bem-estar interior.

Qual a recomendação de uso diária?

A dose máxima para a suplementação de ácido hialurônico permitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é de 157,7mg e já é possível encontrar suplementos alimentares com 150mg de ácido hialurônico por cápsula, ou seja, 95% da dose máxima permitida.

Qual o melhor horário para suplementar? Quem pode tomar?

Não há um horário específico para a ingestão do suplemento de ácido hialurônico. Dependendo do fabricante, a recomendação é de 1 cápsula ao dia e você pode fazer a suplementação durante ou após uma refeição. Procure auxílio de um profissional de saúde para uma orientação.

O Ácido Hialurônico possui efeitos colaterais?

Não estão descritos efeitos colaterais do ácido hialurônico em cápsulas, mas é importante não consumir doses maiores do que o recomendado pelo fabricante.

Como escolher sua marca de suplemento de Ácido Hialurônico?

Para fazer a escolha da marca você deve considerar um produto de um fabricante que lhe transmita confiança desde o método de fabricação, que utilize matéria prima com alto padrão de qualidade, faça adequadamente o processo de regularização sanitária do produto e uma comercialização ética. Fique atento a composição e concentração do produto.

Curiosidade: Ácido Hialurônico e Articulações

Além da utilização beauty, o ácido hialurônico está presente também no fluido sinovial das articulações, que tem excelentes propriedades viscoelásticas, proporcionando lubrificação e reduzindo o atrito entre as superfícies das cartilagens, garantindo o movimento suave das articulações e preservando sua integridade durante toda a nossa vida. Bem, mas isso já é informação para um próximo conteúdo, né? Fique atento nas próximas publicações!

Referências

1.Ferreira, NR. Capobianco, MP. Uso do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento facial. Acesso em 08 de novembro de 2021. 2.Barrichelo, B. Suzuki, VY. Kuster, F. Abrahão, F. Gonçalves, JS. Deutsch, G. Wolpe, RE. Oliveira, CR. Ferreira, LM. Efeitos da administração oral do ácido hialurônico no envelhecimento cutâneo: uma revisão.  Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v.1, n.1, 2020. 3. Jornal da USP. Cresce o número de jovens em busca de procedimentos estéticos. 2020.

 

Escrito por

Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)

Nosso Instagram