9 Dicas para aliviar a ressaca
1 de março de 2022 . por Thalyta Karin de Souza (CRN-10/8301)
Sair da sua rotina de alimentação eventualmente faz parte de um estilo de vida saudável, especialmente em períodos de descontração durante o ano. Quando isso acontece, muita gente acaba sofrendo da chamada “ressaca” e com os distúrbios gastrointestinais (como a má digestão, por exemplo) mas saiba que é possível amenizar este desconforto.
Veja abaixo algumas dicas de como cuidar da sua saúde nesses momentos:
- Hidrate-se. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto para que seu organismo trabalhe de maneira adequada.
- Água de coco pode ser uma boa aliada na hora de se hidratar. Que tal fazer uma receita de picolé de água de coco e frutas?
- Opte por consumir mamão, manga, acerola, melancia, laranja.
- Na hora do almoço e jantar, procure ingerir proteínas mais “leves”, como filé de frango, iscas de carne magra (sem gorduras).
- Evite alimentos gordurosos, fritos e/ou cheios de açúcar.
- Troque refrigerantes por sucos naturais de frutas.
- Chá de gengibre e uma colher de mel pode ser uma opção para a ceia (após o jantar).
- Regule o seu sono! Não durma até tarde no outro dia, levante e vá se exercitar. Isso inclui caminhar ou pedalar na praia, se for o caso.
Além disso o boldo e a alcachofra (plantas popularmente conhecidas) apresentam propriedades coleréticas e colagogas muito bem descritas na literatura que auxiliam na digestão. Não sabe o que significa coleréticas e colagogas? Calma que a gente te explica. Confira abaixo:
Uma substância colerética estimula o fígado a aumentar a produção da bile. Ela aumenta a solubilidade do colesterol, das gorduras e das vitaminas (lipossolúveis), facilitando a sua absorção pelo organismo.
Uma substância colagoga promove o fluxo da bile para o intestino, principalmente em virtude da contração da vesícula biliar.
Portanto, não tente compensar nada, apenas siga a sua rotina de hábitos saudáveis normalmente no dia seguinte. Caso necessário, procure um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada.
Referência:
- Queiroz, TM. Gomes, CF. Alves, MAS. Alcachofra (Cynara scolymus l., asteraceae): uma fonte promissora de atividades biológicas. Revista Campo do Saber. V.1, n.2, p.109, 2015. 2. Ribeiro, EIS. Hass, C. Gaspareto, JCI. Zwierzykowski, T. Santos, T. Mazur, CE. O uso de fitoterápicos como auxílio no tratamento de Enfermidades do Trato Digestório. Id on Line Rev. Psic. v.11, n. 37, 201