Pele e Beleza

6 Nutrientes importantes para Cabelos e Unhas

15 de junho de 2021 . por Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

Ao contrário do que era considerado há tempos atrás, quando se acreditava que os cabelos e as unhas eram relevantes somente para a aparência externa, hoje essa informação já está bastante esclarecida e avançada. Nos dias atuais, sabe-se que eles auxiliam como uma barreira protetora da região interna, diminuem o atrito com a pele, têm função tátil de percepção e sensibilidade, bem como refletem diretamente o estado nutricional do indivíduo.

Além disso, vários estudos comprovam que a apresentação da unha e do cabelo reflete diretamente na autoestima, visto que eles são uma demonstração de autocuidado, de estilo e de personalidade. Com isso, também transmitem uma mensagem própria, uma posição na sociedade, autoconfiança e, consequentemente, mais qualidade de vida para as pessoas.

Sendo assim, alguns fatores influenciam na nutrição das unhas e dos cabelos, como a carga genética, a exposição prolongada à luz solar, a exposição ambiental ou ocupacional, uso de medicamentos, abuso de drogas, estresse emocional, hábitos alimentares inadequados, entre outras causas.

Ainda, estudos modernos reforçam o fato que, além do consumo alimentar inadequado e pobre em nutrientes, algumas condições específicas quando não manejadas de maneira correta – como Anemia, Doença Celíaca, pós Cirurgia Bariátrica, Doenças Inflamatórias Intestinais, Anorexia Nervosa e queimaduras graves – influenciam no estado de saúde e, dessa maneira, as mudanças no cabelo e nas unhas são retratadas rapidamente.

E quais são as principais complicações retratadas?

Por consequência de uma má nutrição os cabelos podem ficar esbranquiçados e normalmente ocorre a queda dos fios, já nas unhas é possível observar enfraquecimento e manchas incomuns. Sendo assim, o bom consumo de nutrientes pode promover saúde e, com isso, impulsionar a beleza de dentro para fora.

Muitas vitaminas e minerais agem de forma direta nos melanócitos (células que produzem melanina) e nos queratinócitos (células que atuam na síntese de queratina). A melanina é uma proteína que atua na pigmentação da pele, dos cabelos e das unhas, e a queratina é uma proteína que tem características como impermeabilização à água, resistência e proteção contra agressores externos, principalmente à radiação solar e aos choques mecânicos. Dessa forma, quando a produção dessas duas proteínas é comprometida, uma das principais recomendações é se atentar às deficiências nutricionais.

Veja abaixo quais são as principais vitaminas e os minerais envolvidos no crescimento, na fortificação e pigmentação dos cabelos e unhas e os alimentos que são fontes desses nutrientes:

  • Biotina (Vitamina B7 ou Vitamina H): Auxilia no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelos.
    Alimentos fonte: Fígado bovino, gema de ovos, queijo, sardinha, soja, leite, couve-flor, cogumelos, amendoim, nozes e amêndoas.
  • Niacina (Vitamina B3): – Auxilia na manutenção de mucosas e da pele e participa do metabolismo energético de proteínas, carboidratos e gorduras.
    Alimentos fonte: Carnes, aves, peixes, fígado, açafrão em pó, aveia, leite, avelã, amendoim, feijão, cereais.
  • Piridoxina (Vitamina B6): Atua na formação das células vermelhas, na imunidade, no metabolismo energético das proteínas e carboidratos e gorduras, auxilia no processo de proliferação celular e na formação de novos fios de cabelo.
    Alimentos fonte: Carne de gado e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.
  • Cobre: Mineral que participa da síntese da melanina através da conversão do aminoácido Tirosina e, com isso, auxilia na pigmentação.
    Alimentos fonte: Fígado bovino, castanhas, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, cogumelos, brócolis.
  • Selênio: Função antioxidante, ou seja, protege contra os danos causados pelos radicais livres (são moléculas que, quando se encontram em número muito elevado, prejudicam as funções de outras moléculas e células) que desestabilizam o aminoácido Tirosina.
    Alimentos fonte: Castanha do Pará, queijo gorgonzola, farelo de trigo, fígado bovino.
  • Zinco: Função antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres. Contribui para produção de proteínas e para a manutenção do cabelo, da pele e das unhas.
    Alimentos fontes: Mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos, ovos, nozes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).

Veja mais dicas de nutrição para os cabelos e unhas!

  1. Acrescente no seu dia a dia fontes de Ômega 3: Encontrado na forma de suplemento ou em alimentos de fonte animal (principalmente nos peixes) e vegetal (como a chia e a linhaça
  2. Mantenha-se hidratado: Auxilia na eliminação de toxinas e na absorção de nutrientes, além de hidratar a pele, o cabelo e as unhas.
  3. Aposte no consumo de proteínas: Auxiliam na barreira epitelial e na fortificação.
  4. Tenha atenção ao consumo de alimentos ultra processados, açucarados e com alto teor de sal: São pobres em nutrientes e podem contribuir para deixar os cabelos e as unhas mais fracos, sem brilho e quebradiços.
  5. Controle o consumo de carboidratos simples: O consumo frequente de carboidratos simples (doces, bolachas, farinhas refinadas, pão branco e outros) têm o poder de aumentar a glicemia – açúcar no sangue – o que, por consequência, aumenta o estresse oxidativo e causa a queda dos fios de cabelo e as unhas têm uma tendência de se tornarem mais quebradiças.

Caso necessário, procure orientação de um profissional de saúde habilitado para uma conduta individualizada!

Referências

  1. Almohanna, HM. Ahmed, AA. Tsatalis, JP. Tosti, A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar; 9(1):51-70.
  2. Santos, RD. Farmacologia da niacina ou ácido nicotínico.Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 85, supl. 5, p. 17-19, Out, 2005.
  3. Lima, LC. Gonzalez, MC. Nutrição Clínica no Dia a Dia. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2017.
  4. Trüeb, RM. Níveis de biotina sérica em mulheres com queixa de perda de cabelo. Int J Trichology. 2016; 8 (2): 73-77.
  5. Mafra, D. Cozzolino, SMF. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr., Campinas, v. 17, n. 1, p. 79-87, Mar. 2004.
  6. Liakou, AI. Theodorakis, MJ. Melnik, BC. Pappas, A. Zouboulis, CC. Nutritional clinical studies in dermatology. J Drugs Dermatol. 2013 Oct;12(10):1104-9.
  7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os cabelos. Acesso em 18 de maio de 2021.
  8. Alvarez, DP. Vargas, RSS. Río, ALD. Biotin in Metabolism and Its Relationship to Human Disease. Archives of Medical Research, Volume 33, Issue 5, 2002, Pages 439-447.
  9. Audi, C et al. Desenvolvimento e mecanismo de ação da canície e queda capilar. Vol. 6 no 5. Abr, 2017. São Paulo: Centro Universitário Senac.
  10. Andrade, SR. Auto-estima, Cabelos e Nutrição. PR, 2009.

Escrito por

Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)

Nosso Instagram