6 Nutrientes importantes para Cabelos e Unhas
15 de junho de 2021 . por Mariana T. Weinfurter (CRN-10/8252P)
Ao contrário do que era considerado há tempos atrás, quando se acreditava que os cabelos e as unhas eram relevantes somente para a aparência externa, hoje essa informação já está bastante esclarecida e avançada. Nos dias atuais, sabe-se que eles auxiliam como uma barreira protetora da região interna, diminuem o atrito com a pele, têm função tátil de percepção e sensibilidade, bem como refletem diretamente o estado nutricional do indivíduo.
Além disso, vários estudos comprovam que a apresentação da unha e do cabelo reflete diretamente na autoestima, visto que eles são uma demonstração de autocuidado, de estilo e de personalidade. Com isso, também transmitem uma mensagem própria, uma posição na sociedade, autoconfiança e, consequentemente, mais qualidade de vida para as pessoas.
Sendo assim, alguns fatores influenciam na nutrição das unhas e dos cabelos, como a carga genética, a exposição prolongada à luz solar, a exposição ambiental ou ocupacional, uso de medicamentos, abuso de drogas, estresse emocional, hábitos alimentares inadequados, entre outras causas.
Ainda, estudos modernos reforçam o fato que, além do consumo alimentar inadequado e pobre em nutrientes, algumas condições específicas quando não manejadas de maneira correta – como Anemia, Doença Celíaca, pós Cirurgia Bariátrica, Doenças Inflamatórias Intestinais, Anorexia Nervosa e queimaduras graves – influenciam no estado de saúde e, dessa maneira, as mudanças no cabelo e nas unhas são retratadas rapidamente.
E quais são as principais complicações retratadas?
Por consequência de uma má nutrição os cabelos podem ficar esbranquiçados e normalmente ocorre a queda dos fios, já nas unhas é possível observar enfraquecimento e manchas incomuns. Sendo assim, o bom consumo de nutrientes pode promover saúde e, com isso, impulsionar a beleza de dentro para fora.
Muitas vitaminas e minerais agem de forma direta nos melanócitos (células que produzem melanina) e nos queratinócitos (células que atuam na síntese de queratina). A melanina é uma proteína que atua na pigmentação da pele, dos cabelos e das unhas, e a queratina é uma proteína que tem características como impermeabilização à água, resistência e proteção contra agressores externos, principalmente à radiação solar e aos choques mecânicos. Dessa forma, quando a produção dessas duas proteínas é comprometida, uma das principais recomendações é se atentar às deficiências nutricionais.
Veja abaixo quais são as principais vitaminas e os minerais envolvidos no crescimento, na fortificação e pigmentação dos cabelos e unhas e os alimentos que são fontes desses nutrientes:
- Biotina (Vitamina B7 ou Vitamina H): Auxilia no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelos.
Alimentos fonte: Fígado bovino, gema de ovos, queijo, sardinha, soja, leite, couve-flor, cogumelos, amendoim, nozes e amêndoas. - Niacina (Vitamina B3): – Auxilia na manutenção de mucosas e da pele e participa do metabolismo energético de proteínas, carboidratos e gorduras.
Alimentos fonte: Carnes, aves, peixes, fígado, açafrão em pó, aveia, leite, avelã, amendoim, feijão, cereais. - Piridoxina (Vitamina B6): Atua na formação das células vermelhas, na imunidade, no metabolismo energético das proteínas e carboidratos e gorduras, auxilia no processo de proliferação celular e na formação de novos fios de cabelo.
Alimentos fonte: Carne de gado e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana. - Cobre: Mineral que participa da síntese da melanina através da conversão do aminoácido Tirosina e, com isso, auxilia na pigmentação.
Alimentos fonte: Fígado bovino, castanhas, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, cogumelos, brócolis. - Selênio: Função antioxidante, ou seja, protege contra os danos causados pelos radicais livres (são moléculas que, quando se encontram em número muito elevado, prejudicam as funções de outras moléculas e células) que desestabilizam o aminoácido Tirosina.
Alimentos fonte: Castanha do Pará, queijo gorgonzola, farelo de trigo, fígado bovino. - Zinco: Função antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres. Contribui para produção de proteínas e para a manutenção do cabelo, da pele e das unhas.
Alimentos fontes: Mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos, ovos, nozes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).
Veja mais dicas de nutrição para os cabelos e unhas!
- Acrescente no seu dia a dia fontes de Ômega 3: Encontrado na forma de suplemento ou em alimentos de fonte animal (principalmente nos peixes) e vegetal (como a chia e a linhaça
- Mantenha-se hidratado: Auxilia na eliminação de toxinas e na absorção de nutrientes, além de hidratar a pele, o cabelo e as unhas.
- Aposte no consumo de proteínas: Auxiliam na barreira epitelial e na fortificação.
- Tenha atenção ao consumo de alimentos ultra processados, açucarados e com alto teor de sal: São pobres em nutrientes e podem contribuir para deixar os cabelos e as unhas mais fracos, sem brilho e quebradiços.
- Controle o consumo de carboidratos simples: O consumo frequente de carboidratos simples (doces, bolachas, farinhas refinadas, pão branco e outros) têm o poder de aumentar a glicemia – açúcar no sangue – o que, por consequência, aumenta o estresse oxidativo e causa a queda dos fios de cabelo e as unhas têm uma tendência de se tornarem mais quebradiças.
Caso necessário, procure orientação de um profissional de saúde habilitado para uma conduta individualizada!
Referências
- Almohanna, HM. Ahmed, AA. Tsatalis, JP. Tosti, A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar; 9(1):51-70.
- Santos, RD. Farmacologia da niacina ou ácido nicotínico.Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 85, supl. 5, p. 17-19, Out, 2005.
- Lima, LC. Gonzalez, MC. Nutrição Clínica no Dia a Dia. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2017.
- Trüeb, RM. Níveis de biotina sérica em mulheres com queixa de perda de cabelo. Int J Trichology. 2016; 8 (2): 73-77.
- Mafra, D. Cozzolino, SMF. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr., Campinas, v. 17, n. 1, p. 79-87, Mar. 2004.
- Liakou, AI. Theodorakis, MJ. Melnik, BC. Pappas, A. Zouboulis, CC. Nutritional clinical studies in dermatology. J Drugs Dermatol. 2013 Oct;12(10):1104-9.
- Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os cabelos. Acesso em 18 de maio de 2021.
- Alvarez, DP. Vargas, RSS. Río, ALD. Biotin in Metabolism and Its Relationship to Human Disease. Archives of Medical Research, Volume 33, Issue 5, 2002, Pages 439-447.
- Audi, C et al. Desenvolvimento e mecanismo de ação da canície e queda capilar. Vol. 6 no 5. Abr, 2017. São Paulo: Centro Universitário Senac.
- Andrade, SR. Auto-estima, Cabelos e Nutrição. PR, 2009.