4 Mitos e Verdades sobre o nutriente Ferro na alimentação das crianças
29 de novembro de 2023 . por Catarinense Pharma
Assim como você, nós queremos que as crianças cresçam saudáveis e cheias de energia, para isso é preciso introduzir na alimentação uma variedade de nutrientes, dentre eles o mineral ferro, encontrado em carnes vermelhas, peixes, gema de ovo, feijão, vegetais verde escuros, UFA! às vezes isso parece uma tarefa difícil, né?
Para te ajudar, Sadol preparou 4 mitos e verdades sobre esse nutriente. Confira abaixo:
Comer laranja pode auxiliar na absorção do ferro
VERDADE. Laranja, morango, acerola e limão são ricos em vitamina C e podem auxiliar na absorção do ferro dos alimentos (principalmente do ferro proveniente dos vegetais). Aproveite para estimular o paladar das crianças oferendo frutas diferentes.
Cozinhar beterraba no feijão é bom para quem tem anemia
FALSO. A beterraba é rica em vários nutrientes, mas ela também possui ácido oxálico ou oxalato, um antinutriente que dificulta a absorção de alguns nutrientes, principalmente do ferro.
O cálcio pode atrapalhar a absorção do ferro
VERDADE. Leite, iogurtes, queijos e outros derivados contém cálcio e competem com o ferro na hora da absorção. Como os dois nutrientes são essenciais, o ideal é que sejam consumidos em refeições diferentes.
Colocar prego enferrujado durante o cozimento de um alimento pode ajudar a aumentar o ferro no organismo
FALSO. A utilização de objetos enferrujados não significa e nem garante absorção de ferro e combate à deficiência deste nutriente.
Abaixo separamos 5 dicas de como começar a estimular o gosto por alimentos ricos em ferro na rotina dos pequenos. Que tal conferir juntos?
- Inclua a criança, dentro do possível, nos preparos dos alimentos para estimular o interesse pela comida;
- Incentive as refeições em conjunto, mostre que você também está comendo aquele determinado alimento;
- Evite imposições;
- Evite negociar os alimentos como forma de recompensa;
- Estimule a experimentação do mesmo alimento de diferentes formas de preparo
Agora que você já desmistificou alguns pontos, que tal estimular a alimentação rica em diferentes nutrientes? Além de garantir um crescimento saudável e cheio de energia dos pequenos, você também pode auxiliar na imunidade e na formação e manutenção dos ossos e dentes.